Moradores fecham estrada e pedem melhorias de acesso à localidade de Sítio dos Hirt

Moradores pedem melhorias e manutenção das estradas rurais em Rio Negro. Para a prefeitura, apesar das chuvas, os trabalhos ocorrem dentro do possível.

Foto: Robson Komochena

 

Um grupo de moradores da localidade de Sítio dos Hirt, no interior de Rio Negro, realizou uma manifestação na estrada principal pedindo melhorias na infraestrutura da estrada. A chuva forte e o alto fluxo de caminhões pesados dificulta o acesso dos moradores. Em alguns trechos, carros pequenos não passam.

 

Apoie nosso jornalismo. Assine o Riomafra Mix, clicando aqui.

 

Durante o protesto, um ponto da estrada, em frente a Associação de Moradores foi interditado na manhã de hoje (26) e liberado para tráfego no meio da tarde, após audiência com o prefeito James Valério.

 

Para o presidente da Associação de Moradores, Silvio Baptista, e para o produtor rural Aristides de Jesus de Oliveira, a falta de planejamento a longo prazo é o principal problema. “A prefeitura precisa empedrar a estrada e deixar em condições de uso para os moradores. Também é preciso limitar o tráfego dos caminhões pesados. Na semana passada, por exemplo, o SAMU precisou buscar uma pessoa idosa aqui e quase que a ambulância precisou ser puxada com trator. Isso mostra o quanto é urgente nosso problema”, pontuou Silvio.

 

“Me diga uma coisa, com estradas assim, como fica para quem precisa ir ao médico? Alguém precisa nos ajudar”, questiona Aristides.

 

Foto: Robson Komochena

 

Para as moradoras Patrícia Baungartner e Juliana Pilati, que dependem da estrada todos os dias, a população não pode ficar à mercê do tempo e da boa vontade do poder público.

 

“O protesto de hoje é fruto da mobilização de todos os moradores. Nossa reivindicação é justa, principalmente para nós, mulheres, que dependemos desta estrada para trabalhar todos os dias”, destaca Patrícia.

 

“Além das estradas ruins, falta iluminação e segurança. Em períodos de estiagem falta também água nos poços artesianos que alimentam todas as casas da região. Seja manutenção das estradas ou água tratada em nossas casas, precisamos destas melhorias urgente, mas sempre que cobramos a informação é que estão estudando”, desabafa Juliana.

 

Foto: Robson Komochena

 

Solução

Para o engenheiro e secretário de Obras, Edson José Guenther, com as chuvas das últimas duas semanas, é de se esperar que as estradas fiquem mais vulneráveis, mas garante que dentro das condições de estrutura, maquinário, pessoal e de volume de material licitado, a prefeitura está fazendo o possível. Edson Guenther, também destacou que um projeto de lei será apresentado pela Câmara de Vereadores limitando o fluxo de caminhões e o limite de carga em pelo menos dois terços de sua capacidade normal em dias de chuva nas estradas do interior.

 

“A extensão de estradas rurais é muito grande e isso limita nossa ação. Não é uma desculpa, mas uma justificativa técnica e ponderada da situação. Neste primeiro momento precisamos um pouco de bom senso e ponderação das pessoas. Duas semanas de chuva, como a que estamos enfrentando acaba com qualquer estrada”, diz.

 

No início da tarde, o prefeito James Valério recebeu representares dos moradores para tratar do assunto. Em seguida uma reunião com representantes das empresas que mais usam a estrada também está prevista para tratar de um plano de ação. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, as reuniões foram produtivas e as reivindicações dos moradores nortearão as próximas ações.