Nível do rio Negro começa a baixar, mas Riomafra segue em alerta

O rio Negro chegou ao nível máximo de 7,11 metros na noite deste domingo, onde estabilizou e começou a baixar lentamente.

Foto: Robson Komochena

 

 

Depois de chegar a 7,11 metros, de acordo com a medição das 19 horas deste domingo (24), o nível do rio Negro começou a baixar.

 

Nas leituras entre às 20 horas de ontem e 1 hora da manhã de hoje, o nível estabilizou em 7,10 metros. Às 2 e 3 horas, a medição marcava 7,09 metros. A partir das 4 horas, foi registrada uma baixa média de 1cm por hora.

 

Rua Francisca de Almeida, na Vila Paraná. Foto: Divulgação

 

A leitura mais recente, das 9 horas, apontou o nível do rio Negro em 7,03 metros, com vazão de 334 m³ por segundo.

 

O rio já transbordou nas ruas Goiás e Santa Catarina, na Vila Paraíso, e rua Francisca de Almeida, na Vila Paraná, mas nenhuma casa foi atingida.

 

Rua Goiás, Vila Paraíso. Foto: Divulgação

 

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Rio Negro, Nelson Furtado, as primeiras casas são atingidas pelas águas do rio a partir de 7,30 metros.

 

Nelson também informou que, se necessário, já está preparada uma logística de abrigos, no Ginásio XV de Novembro e associações de moradores, seguindo as regras de prevenção ao covid-19.

 

Nível do rio Negro chegou ao nível máximo de 7,11 metros na noite deste domingo. Foto: Robson Komochena

 

Em Mafra, a Defesa Civil informou que está preparada para atender a população em caso de enchente. Na tarde de sexta-feira (22), realizou vistoria no talude da rua Felipe Schmidt, local de grande fluxo do comércio.

 

O objetivo foi orientar os comerciantes quanto ao movimento das placas dos barrancos nos fundos das lojas, que podem se deslocar e causar acidentes. A orientação foi para as pessoas fiquem a 5 metros de distância do local.