Rádio Difusora de Rio Negro comemora 74 anos no ar

Grandes nomes que passaram pela Difusora participaram da história do rádio. A emissora se tornou uma escola para muitos profissionais do rádio e da televisão.

Em 13 de outubro de 1946, um domingo, entrava no ar a primeira emissora de rádio de Rio Negro e região. Há 74 anos, a estação, que fazia parte da Rede Paranaense de Emissoras, se instalou na cidade trazendo informação e entretenimento.

 

Seu primeiro endereço próximo foi na Praça João Pessoa, onde passou por momentos difíceis, quando Álvaro de Aquino foi convidado pelos proprietários da época a tomar conta da gerência.

 

Álvaro sempre transpareceu a sua paixão pelo rádio e com muita competência batalhou para deixar a rádio com boa audiência. Na década de 60 separaram a rede e as rádios foram vendidas para antigos funcionários.

 

Em 1958, Aquino tornou-se sócio, comprando o terreno onde é o atual endereço da emissora para que fosse construído um prédio próprio. No ano de 1974 se tornou o único proprietário.

 

Segundo Helena de Aquino, viúva de Álvaro, o marido foi de extrema importância no crescimento da audiência. Helena conta que foram criados programas para agradar todos os tipos de público. Além de transmitir notícias, havia programas de músicas dos estilos mais variados, bandas ao vivo, utilidade pública, radionovelas e até mesmo os famosos programas de auditório, que eram tradição desde a antiga rádio e sempre fizeram muito sucesso.

 

Grandes nomes que passaram pela Difusora participaram da história da rádio. Inúmeros profissionais, que se destacaram, chegaram a ocupar importantes cargos como radialistas, na área de publicidade, na televisão e em outras atividades. Pode se dizer que a rádio se tornou uma escola para muitos profissionais.

 

Durante todos os seus anos de atividade, a Rádio Difusora AM 1340 KHz acompanhou momentos importantes da história, como o fim da Segunda Guerra Mundial, a época da Ditadura Militar, além de ter vivido toda a evolução da música até chegar aos dias de hoje, na era da internet.

 

Depois do falecimento de Álvaro de Aquino, no ano de 1990, a gerência foi passada para a família, mantendo a tradição de um dos mais importantes meios de comunicação.

 

Hoje, a Difusora trabalha no processo de implantação para o FM, com frequência já liberada em 107,3MHz.

O primeiro endereço da rádio foi próximo a Praça João Pessoa, onde atualmente funciona o Prosit.
Antigo auditório da rádio, ainda existente na atual sede.
Antigo auditório da rádio, ainda existente na atual sede.
Antigo auditório da rádio, ainda existente na atual sede.
Antigo auditório da rádio, ainda existente na atual sede.
Uma das primeiras torres da emissora.

 

Com informações de Rhânele Kiatkoski