Rio Negro recebeu 70 denúncias de aglomerações em cinco dias

“Se as pessoas observarem as medidas de proteção, poderemos ter o achatamento da curva de casos no município dentro de duas semanas”, diz secretária de saúde 

Com apenas cinco dias de atividades o disque denúncia rionegrense recebeu 70 denúncias de festas e aglomerações clandestinas no município.

Do total de denúncias realizadas, 42% se referem a realização das chamadas festas clandestinas. Foram 29 aglomerações em residências atendidas pelas equipes do disque denúncia. Além das festas em residências, também houve 18 casos de aglomerações em bares de lojas de conveniências e 5 casos em estabelecimentos comerciais.

Festas clandestinas realizadas no interior da cidade também foram atendidas. Foram seis ocorrências desta natureza, além de outras seis situações de aglomeração em praças e quadras esportivas.

Pessoas que deveriam manter o isolamento por apresentarem quadro suspeito de coronavírus também foram denunciadas. Seis pacientes que deveriam estar em casa foram novamente orientados pelas equipes da saúde. 

Desde a última quarta-feira (15) os rionegrenses podem denunciar casos de descumprimento das medidas de proteção à Covid-19. De acordo com informações da Secretaria de Saúde do Município, o número de denúncias realizadas no último final de semana superou as estimativas das equipes que, com o apoio da Polícia Militar, atendem a todas as chamadas.

Para a secretária de saúde Simone Gondro, é preciso que as pessoas da faixa etária mais jovem compreendam a gravidade da situação. De acordo com dados apurados pela secretaria, a maioria dos casos positivados para a Covid-19 é de pessoas entre 21 e 40 anos de idade. “Se as pessoas observarem as medidas de proteção, se preservarem de aglomerações neste momento, poderemos ter o achatamento da curva de casos no município dentro de duas semanas”, estima. 

A multa prevista para quem descumprir o Decreto municipal nº 088/2020, que proíbe a realização de festas particulares é de 200 Unidades Fiscais do Município (UFM), o que equivale a R$714. A multa é aplicável ao proprietário do imóvel, quando se tratar de festa particular, ao proprietário do veículo quando se tratar aglomeração em espaço público e pessoalmente a todos os envolvidos na aglomeração, quando não puder se identificar o responsável.

As denúncias de festas e aglomerações podem ser realizadas através do WhatsApp, fones (47) 98879-1221, (47) 98913-1425 e (47) 98910-0194. Os canais estão disponíveis 24 horas e as denúncias serão mantidas em sigilo.