Rio Negro se prepara para volta às aulas na Rede Municipal de Ensino

O retorno deve ocorrer de forma escalonada e híbrida, com aulas presenciais e virtuais.

 

Rio Negro iniciou os preparativos para a volta às aulas na Rede Municipal. Através do comitê instituído pelo Decreto nº 155 de 27 de outubro de 2020, estão acontecendo deliberações sobre o protocolo de segurança para o retorno.

 

O município elaborou medidas que deverão ser implantadas em cada unidade escolar, levando em conta a realidade local. Todos os servidores da Educação serão treinados quanto às medidas de segurança durante a semana pedagógica que acontecerá de 3 a 5 de fevereiro.

 

Apoie nosso jornalismo. Assine o Riomafra Mix, clicando aqui.

 

O protocolo de retorno abrange os princípios fundamentais, as medidas estruturais e de distanciamento social, de alimentação escolar, higiene, limpeza, desinfecção escolar, pedagógicas, transporte escolar público, casos suspeitos na escola, abandono e evasão escolar, que deverão ser aplicadas em cada unidade de ensino.

 

“Estamos nos preparando para que nossos alunos voltem a ter um convívio social com segurança, pois nossos professores deram um show nas aulas remotas e tenho certeza que darão continuidade neste retorno, agora com mais cuidados. Lembrando que estamos preparados para começar a vacinação quando o Governo Estadual disponibilizar”, afirmou o prefeito James Karson Valério.

 

O retorno às aulas depende ainda da deliberação do Conselho Estadual de Educação. Assim que autorizado, a Secretaria Municipal de Educação passará a redigir uma instrução normativa que regulamentará as aulas presenciais nas unidades da Rede Municipal.

 

A previsão é de um retorno de forma escalonada, da seguinte maneira:

 

8 de fevereiro – início das aulas de forma remota;

1 de março – início das aulas presenciais de forma híbrida para 3º, 4º e 5º ano e aulas remotas para os demais;

15 de março – aulas presenciais de forma híbrida para 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos e aulas remotas para os demais;

30 de março – aulas presenciais de forma híbrida para Pré I e Pré II e 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano.

 

O formato híbrido consiste em aulas presenciais para um determinado número de alunos, enquanto os demais participam de forma remota, alternado-se semanalmente. Importante destacar que será decisão dos pais ou responsáveis legais pelo aluno a escolha pela atividade presencial ou não. Ou seja, não haverá obrigatoriedade de ensino presencial para as famílias que assim desejarem.

 

Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) ainda não tem data definida para o início presencial. O comitê de retorno às aulas é composto por representantes da Secretaria de Educação e da Saúde, bem como de professores, diretores, pais de alunos e de representantes da rede particular de ensino.