Sargento Max Wolff Filho recebe homenagem do 5º RCC, em Rio Negro

Solenidade celebrou o 111º aniversário do sargento rionegrense que é considerado um herói da 2ª Guerra Mundial.

Fotos: Prefeitura Municipal de Rio Negro

 

 

O 5º Regimento de Carros de Combate (5º RCC) realizou nesta sexta-feira (29) um evento em celebração ao 111º aniversário do sargento Max Wolff Filho, considerado o herói rionegrense na 2ª Guerra Mundial.

 

O evento ocorreu na Praça Max Wolff Filho, no Centro de Rio Negro e reuniu diversas autoridades.

 

 

Na ocasião, a senhora Rosa Zelinski, filha do ex-combatente João Simborski, que também lutou na 2ª Guerra Mundial, colocou uma corbelha de flores no busto do sargento Max Wolff Filho, localizado na praça, a convite do comandante do regimento, o tenente coronel Jonas Nunes de Almeida Junior.

 

O evento também homenageou todos os ex-combatentes de Rio Negro e Mafra que lutaram na 2ª Guerra Mundial, bem como seus familiares.

 

 

Quem foi Max Wolff Filho

Max Wolff Filho nasceu em Rio Negro no dia 29 de julho de 1911. Antes de ingressar na vida militar, foi auxiliar na torrefação de café de seu pai e escriturário numa companhia que explorava a navegação do rio Iguaçu.

 

Atendendo ao chamado da pátria, alistou-se voluntariamente para compor a Força Expedicionária Brasileira (FEB), criada para lutar nos campos de batalha da Europa.

 

Em 12 de abril de 1945, em Biscaia, região de Montese, foi atingido por rajadas de metralhadora pelos alemães, deixando um legado de heroísmo e registrando seu nome na história. Seus restos mortais repousam no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, na cidade do Rio de Janeiro.