Saúde confirma 20 casos da Influenza H3N2 em Rio Negro
Sintomas da nova variante da gripe podem ser confundidos com os da covid-19.
Rio Negro confirmou nesta terça-feira (4) 20 casos positivos do vírus H3N2, nova variante da Influenza A, que está circulando pelo país.
Segundo a Secretária de Saúde, Simone Gondro, os sintomas da Influenza H3N3 são muito parecidos com os da covid-19, causando febre, inflamação na garganta, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos, vômito, dores articulares, tosse e mal-estar.
Algumas diferenças podem ser observadas: uma pessoa com Influenza apresenta sintomas mais fortes já no primeiro dia, enquanto a infecção pelo coronavírus tende a se manifestar dentro de cinco dias.
“Além dos casos da nova gripe, tivemos no início deste ano, 10 casos positivos de covid-19. Estamos passando novamente por um momento preocupante e a população precisa continuar tomando os devidos cuidados, sem esquecer de tomar a segunda dose e a dose de reforço da covid-19”, alertou Simone.
As doenças são transmitidas por via respiratória e os cuidados preventivos são muito semelhantes. “Quem consegue se proteger de uma, se protege da outra”, enfatiza a secretária. Entre as principais orientações, estão:evitar aglomeração; utilizar corretamente a máscara, cobrindo nariz e boca; manter os ambientes ventilados e o isolamento das pessoas que estão com algum sintoma respiratório.