Viajante do Marrocos percorre o Brasil de bicicleta e passa por Riomafra

Zakaria Es-sfari conta que mudou sua visão sobre o Brasil e que após chegar no país, foi bem recebido e acolhido pelos brasileiros.

 

Em setembro de 2019, o viajante marroquino Zakaria Es-sfari, desembarcou ao Brasil com a intenção de percorrer as Américas até o Alaska de bicicleta. Após meses no Brasil, seu próximo destino será a Argentina.

 

Formado em Direito e Economia, Zakaria deixou o emprego formal e pegou um avião até Salvador, onde comprou sua primeira bicicleta, e de lá, iniciou seu trajeto pelo país. Depois de passar por várias cidades, o ciclista fez uma parada em Riomafra nesta segunda-feira (8).

 

 

Segundo ele, a visão do Brasil era bem diferente do que imaginava no Marrocos. “As redes sociais nos mostram o lado negativo do Brasil; as favelas, a criminalidade, a falta de segurança. Quando cheguei aqui, percebi que a realidade era outra. Já percorri mais de 8 mil quilômetros e nada ruim aconteceu, sempre fui muito acolhido. Tudo o que vivi na estrada foi positivo”, conta.

 

Ainda de acordo com Zakaria, a melhor parte da viagem é aprender sobre os costumes culturais e religiosos dos lugares por onde passa. “Pode ser um choque no início, mas é legal fazer descobertas, isso faz parte da aventura. Se você sai e já conhece seu destino, o sabor da aventura é menor”, disse.

 

Por conta da pandemia, Zakaria deu uma pausa em sua viagem durante cinco meses. “Eu tive que mudar todos os meus planos. Fiquei um tempo em São Paulo e comecei a trabalhar para conseguir um pouco de dinheiro e seguir com a jornada. A pandemia impactou a vida de muitas pessoas. Mas neste tempo, fiz amigos, contatos e aprendi a falar o português”, disse.

 

De acordo com o ciclista, a viagem se trata de uma segunda escola. “É preciso ter coragem. É na estrada que você descobre o quanto consegue se virar sozinho e como superar desafios”, conta.

 

Acompanhe Zakaria no seu trajeto pelo Instagram ou pelo YouTube.