Assembleia, ADI e Adjori assinam convênio para levar informação à população

A Assembleia Legislativa, a Associação dos Jornais do Interior (Adjori) e a Associação dos Diários do Interior (ADI) assinaram, nesta quarta-feira (12), um convênio que vai proporcionar uma ampliação da divulgação das atividades e atos da Alesc e dos parlamentares.


O acordo, com validade de cinco anos, prevê a publicação de uma coluna semanal nos jornais associados às duas entidades. O objetivo é complementar o esforço de comunicação da Assembleia e levar informações relevantes do Legislativo a uma faixa maior da população.

Estas colunas que serão produzidas pelos jornalistas da Diretoria de Comunicação Social da Alesc – trarão informações de utilidade pública e notícias relativas às atividades legislativas de interesse dos catarinenses. “Não é propaganda, não é publicidade, é informação”, ressaltou a diretora de Comunicação Social da Assembleia Legislativa, Lucia Helena Vieira.

“Temos um respeito muito grande pela imprensa e essa é uma forma de fortalecer esses veículos e uma demonstração do quanto a Assembleia acredita e valoriza a notícia verdadeira, autêntica, isenta e precisa publicada por veículos reconhecidos”, destacou o presidente da Assembleia, deputado Julio Garcia (PSD).

Benefício mútuo

Na avaliação do presidente da Adjori, José Roberto Deschamps, jornais e Assembleia serão beneficiados. “O convênio vem colaborar com as empresas, que vivem momento atípico financeiramente, com dificuldades, e é uma oportunidade da Assembleia levar aos catarinenses as ações que faz, uma forma de dar transparência à população”, afirmou Deschamps, que destacou o alcance dos jornais da associação como uma vantagem.

“Esse credenciamento é um estímulo para que os veículos de comunicação se aproximem um pouco mais das pautas do Legislativo e façam essas informações chegarem com maior capilaridade, porque os nossos jornais estão situados em várias regiões do Estado”, concluiu.

Elo com a comunidade

O presidente da ADI, Lenoires da Silva, disse ver o convênio como “um elo muito importante entre o Poder Legislativo e a comunidade” e também ressaltou o poder das publicações de levar mais longe o que ocorre na Assembleia.

“Os jornais conseguem transmitir lá no interior os fatos que acontecem, as notícias e a tramitação das matérias da Assembleia Legislativa direto com o público leitor”, avaliou. “É uma importância muito grande para nós, como veículo de comunicação, e uma oportunidade para que a Assembleia chegue mais próximo do nosso público”, completou Lenoires.

Credenciamento

Nos próximos dias, a Assembleia Legislativa vai publicar um edital e os jornais interessados em participar do convênio terão que se credenciar e estar em dia com os tributos municipais, estaduais e federais. A ADI e a Adjori ficarão responsáveis tanto pela distribuição do material quanto pelo recolhimento dos comprovantes de veiculação e das notas fiscais para que a Assembleia possa pagar pelo serviço.

Foto: ADI/Divulgação