“Chuva preta” pode atingir SC nesta semana; entenda o fenômeno

Tempo começará a mudar nesta quinta-feira (12), com chuvas isoladas que continuam nos próximos dias.

Foto: Divulgação

 

 

Um fenômeno conhecido como “chuva preta”, já observado no Rio Grande do Sul, pode alcançar Santa Catarina nesta sexta-feira (13), de acordo com Marcelo Martins, meteorologista da Epagri/Ciram.

 

O fenômeno ocorre quando a chuva se mistura com partículas de fuligem e poluição, provenientes das fumaças dos incêndios na Amazônia, que têm afetado a qualidade do ar no Estado desde o início de agosto.

 

No Rio Grande do Sul, moradores das cidades de Arroio Grande, São Lourenço do Sul, Pelotas e São José do Norte testemunharam esse fenômeno na segunda-feira (9).

 

Para Santa Catarina, a previsão é que a “chuva preta” ocorra devido à chegada de uma nova frente fria prevista para esta semana. A Epagri/Ciram indica que o tempo começará a mudar na quinta-feira (12), com chuvas isoladas afetando o Planalto Sul e o Litoral Sul ao longo do dia.

 

A “chuva preta” deve continuar na sexta-feira (13) e pode persistir durante o final de semana. A combinação das chuvas com as partículas de fumaça resultará em uma coloração mais escura.

 

A presença de fumaça das queimadas da Amazônia em Santa Catarina foi confirmada pela Defesa Civil em 16 de agosto. Embora o fenômeno seja comum nesta época do ano, ele pode afetar a visibilidade, a qualidade do ar e causar problemas de saúde.

 

Esse cenário ocorre após a floresta Amazônica registrar o maior número de queimadas em julho desde 2005. Dados do Sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostram que houve 11.145 focos de queimadas em julho de 2024, o maior número desde 2008.

 

Com informações da Epagri/Ciram.