Ciclone extratropical pode causar temporais a partir desta quinta-feira em SC

Segundo a Defesa Civil, o Planalto Norte pode ser atingido com rajadas de vento de até 60 km/h.

Foto: Augusto Ittner

 

 

Um ciclone-bomba extratropical na costa do Uruguai, somado ao avanço rápido de uma frente fria, pode causar temporais, rajadas de vento de forte intensidade e eventual queda de granizo nesta quinta-feira (23) no Sul do país.

 

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, os riscos são maiores no Oeste, Meio-Oeste e Litoral Sul do Estado e nas cidades da divisa com o Rio Grande do Sul.

 

O órgão informou ainda que entre a tarde e a noite, são esperadas rajadas de vento de forte intensidade, que podem atingir 90 km/h.

 

Para as demais áreas, que abrangem a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte, as rajadas de vento podem chegar nos 60 km/h.

 

“Na sexta-feira (25), a chuva dá uma trégua, mas a partir da tarde, áreas de instabilidade voltam a provocar temporais isolados entre o Oeste e o Planalto Norte”, diz a nota meteorológica da Defesa Civil.

 

De acordo com a Epagri/Ciram, o ciclone-bomba ocorre devido à alta variação de pressão em um intervalo de 24 horas, que pode ocasionar mudanças repentinas no tempo de uma região.