Eleições 2022: conheça os principais nomes ao Governo de Santa Catarina

Alguns nomes já estão encaminhados, mas ainda há incertezas sobre as pré-candidaturas ao governo.

Foto: Divulgação

 

 

Os principais partidos de Santa Catarina começaram 2022 em meio a definições e incertezas sobre as pré-candidaturas ao governo de Santa Catarina nas eleições deste ano.

 

Alguns nomes estão encaminhados como o do atual governador Carlos Moisés e dos senadores Jorginho Mello e Espiridião Amim. Em outros partidos, o cenário ainda é incerto, como é o caso do MDB que tem o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli como o principal nome.

 

Já pelo PSD, a disputa interna está entre Raimundo Colombo e Napoleão Bernardes.

 

Outros nomes fortes à pré-candidatura são Gean Loureiro (DEM), Décio Lima (PT), Fernando Coruja (PDT) e Fabrício Oliveira (Podemos).

 

Leia também

Eleições 2022: conheça os principais nomes ao Governo do Paraná

 

Foto: Divulgação

 

Carlos Moisés

Moisés deve se filiar para concorrer à reeleição e vem recebendo apoio de alas do MDB, PP, PSDB e Republicanos. Ainda sem partido, a principal dúvida é a legenda que receberá o atual governador, eleito em 2018 com a onda bolsonarista.

 

Foto: Divulgação

 

Jorginho Mello

O senador foi o primeiro a lançar sua pré-candidatura pelo PL já no ano passado. Jorginho tenta ser o candidato do presidente Jair Bolsonaro, já que atua como vice-líder do governo no Senado. Em agosto de 2021, chegou a andar na garupa de Bolsonaro em uma motociata em Florianópolis. Pela proximidade com o presidente, o senador tem sinalização de partidos como o PTB, que promete apoiar o nome indicado por Bolsonaro.

 

Foto: Divulgação

 

Antídio Lunelli, Celso Maldaner e Dário Berger

O MDB tinha três possíveis nomes disputando a pré-candidatura a governador: Antídio Lunelli, Dario Berger e Celso Maldaner. No fim do ano passado, uma nota confirmou a escolha por Lunelli, com Maldaner como possível vice e Berger postulante à reeleição no Senado. Horas depois, outra nota foi divulgada depois que Berger contestou o acordo. No entanto, no início deste ano Maldaner manifestou publicamente suas preferências pelo nome de Lunelli, e Berger avançou nas negociações com o PSB. O senador deve migrar para o partido e disputar um lugar no governo com a nova sigla.

 

Foto: Divulgação

 

Espiridião Amim

A direção do Progressistas lanço no fim do ano passado a candidatura própria do senador Espiridião Amin. O ex-governador já deu início a uma série de conversas com outros partidos para discutir a possibilidade de alianças. Outro possível nome ao cargo pelo PP, o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, desistiu de concorrer ao governo e alegou não ter disponibilidade em razão dos compromissos assumidos com o município.

 

Foto: Divulgação

 

Raimundo Colombo, Napoleão Bernardes e João Rodrigues

O PSD de Santa Catarina deve definir até abril o próximo candidato ao Governo do Estado. Até o momento, a disputa interna está entre o ex-governador Raimundo Colombo e entre o ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes. O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, também sinalizou interesse pela candidatura, mas anunciou sua desistência em dezembro de 2021. Recentemente, o nome de João repercutiu novamente no cenário político, após ele cogitar retornar para a disputa por discordar da candidatura de Colombo por seu partido.

 

Foto: Divulgação

 

Gean Loureiro

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, deve encabeçar um projeto eleitoral pelo União Brasil, partido que foi criado no final do ano passado com a fusão do Democratas e do Partido Social Liberal (PSL). A sigla já deu entrada no processo de registro e tem que estar criada até abril, a tempo de poder participar das eleições.

 

Foto: Divulgação

 

Décio Lima

Décio é ex-prefeito de Blumenau e ex-deputado federal e deve ser o representante do PT estadual ao governo de Santa Catarina. Com a tarefa de tirar o PT do isolamento político, Décio deve atrair parte do eleitorado por conta da provável participação do ex-presidente Lula nas eleições de 2022.

 

Foto: Divulgação

 

Fernando Coruja

O PDT também participa das conversas com os demais partidos de esquerda em busca de unidade, mas apresenta o nome do ex-prefeito de Lages e ex-deputado federal Fernando Coruja como possível pré-candidato ao governo.

 

Foto: Divulgação

 

Fabrício Oliveira

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, é apontado pelo Podemos como pré-candidato do partido a governador. O partido também diz avaliar o nome de Paulinho Bornhausen e de Camilo Martins para a sigla.