Governador sinaliza que vai prorrogar suspensão de transporte coletivo em SC

A medida venceria nesta quinta (30), juntamente com a que suspendeu, por exemplo, os shoppings, flexibilizados desde a última semana.

Em coletiva nesta quarta-feira (29), o governador Carlos Moisés (PSL) sinalizou a prorrogação do decreto estadual que suspende o transporte coletivo municipal, intermunicipal e interestadual. A medida venceria nesta quinta (30), juntamente com a que suspendeu, por exemplo, os shoppings, flexibilizados desde a última semana.

Segundo o Secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, os ônibus são locais de alta transmissão. A avaliação decorre de serem locais fechados, com pouca distância entre os passageiros e de grande circulação de pessoas.

Em resposta, a CDL Florianópolis divulgou uma carta pedindo a retomada do transporte coletivo municipal e intermunicipal no estado. A entidade disse estar ‘perplexa’ com a sinalização do governo em manter os ônibus parados mesmo com a ‘queda na taxa de ocupação de UTIs’. A ocupação de leitos é de 13,9%. 

Apesar da avaliação da saúde, a CDL afirmou que o transporte é “instrumento essencial nessa travessia rumo à normalidade econômica, tanto é que não foi objeto de paralisação total em outras praças”.