Medidas de prevenção ao coronavírus alertam turistas neste fim de ano

Com o aumento de casos e mortes no estado, cuidados devem ser redobrados no final de ano.

 

As altas temporadas dos últimos anos sempre indicaram bons números para o turismo catarinense, principalmente para as áreas litorâneas. Este ano, entretanto, a pandemia do covid-19 transformou as formas de turismo e lazer. Com o aumento de casos e mortes no estado, cuidados em tempos de confraternização devem ser redobrados.

 

Uma enquete na página do Facebook do Riomafra Mix apontou que o destino favorito dos riomafrenses são os locais litorâneos. Dentro de Santa Catarina, os mais citados foram Balneário Camboriú, Florianópolis e Bombinhas.

 

Uma pesquisa da Agência de Desenvolvimento do Turismo (SANTUR) de Santa Catarina identificou o perfil e a intenção de viagens para este fim de 2020. A pesquisa apontou que o estado é o mais seguro para se viajar e mostra uma mudança de comportamento, já que até agora 60% dos respondentes não fizeram viagens neste ano por conta da pandemia e 49% dos turistas não consideram viajar enquanto a situação sanitária não estiver em um cenário mais positivo.

 

Apoie nosso jornalismo. Assine o Riomafra Mix, clicando aqui.

 

A instituição incentiva que os catarinenses busquem alternativas aos grandes centros, com o interesse em turismos regionais e próximos das residências, bem como locais de pouca circulação e com maior distanciamento.

 

Casos aumentam, cuidados continuam

A circulação do coronavírus no país continua e o Planalto Norte segue com o nível gravíssimo na matriz de risco de contaminação desde a última semana de novembro.

 

Para este período, a Vigilância Epidemiológica de Mafra alerta para cuidados nas confraternizações de final de ano. “Estamos chegando em um período onde as pessoas tendem a se reunir. Somos um povo que aprecia confraternização e abraços. Portanto, reforçamos neste momento que ainda estamos em uma pandemia com casos crescentes” afirma Francesli Pereira, enfermeira da Vigilância Epidemiológica.

 

A cidade com maior número de casos de Santa Catarina ainda é a capital Florianópolis. Na pesquisa da SANTUR, também é uma das cidades mais citadas como destinos turísticos nesta temporada, o que deve redobrar a atenção dos turistas.

 

O cenário instável dos números da doença força que a população fique mais alerta quanto às medidas de proteção e de combate ao avanço da covid-19.