Onda polar chega a SC na próxima semana e frio pode bater recorde

Estado deve registrar geadas generalizadas, possibilidade de chuva congelada e até neve.

Foto: André Tschoeke

 

 

Depois de registrar temperaturas negativas nesta semana, o frio dá uma trégua e as temperaturas voltam a subir entre sábado (24) e segunda-feira (26).

 

No entanto, o calor dura pouco com a chegada de uma nova frente fria na terça-feira (27), que provoca chuva em todo o estado. Em seguida, uma nova massa de ar polar se aproxima, causando a maior onda de frio de 2021.

 

Segundo a Epagri/Ciram, o declínio acentuado da temperatura pode superar as ondas de frio dos meses de julho em 2000 e 2013.

 

O estado deve registrar ainda geadas generalizadas, principalmente nas áreas altas do estado, possibilidade de chuva congelada e até neve, do Oeste ao Planalto, especialmente no Planalto Sul.

 

A massa de ar polar também deve trazer prejuízos aos setores de agricultura, pecuária e psicultura. Além disso, o frio intenso também trará riscos de hipotermia para pessoas com situação de exposição elevada ao frio, como moradores de rua, e animais de criação e estimação.

 

Maior onda de frio desde 1955

O meteorologista Ronaldo Coutinho, do portal Clima Terra, reforçou a previsão da Epagri e afirmou que a massa de ar polar que atravessa Santa Catarina pode ocasionar a maior onda de frio em 66 anos, provocando mínimas de -10 °C na Serra Catarinense.

 

“Como estamos em situação de La Niña, o Oceano Pacífico está neutro, mas o comportamento da atmosfera é de La Niña e isso favorece para que as correntes de vento empurrem as massas de ar frio com mais facilidade ao Sul. Teremos frio fora do padrão até dezembro, mas a partir da primavera e do verão vai diminuindo a intensidade e a duração”, destaca.