Santa Catarina lança mapa de risco municipalizado contra a covid-19

Primeiro boletim mostra Mafra e Itaiópolis no nível médio de risco.

 

 

Santa Catarina lançou um novo modelo municipalizado de mapa de risco contra a covid-19. A nova ferramenta foi elaborada para auxiliar a sociedade catarinense a decidir quais medidas de prevenção devem ser tomadas com base nos dados mais recentes.

 

O novo modelo de alerta vai especificar a situação epidemiológica nas cidades do Estado e pretende diminuir o número de níveis para três situações: alto, médio e baixo risco.

 

Os níveis serão determinados por meio da observação das taxas de incidência de casos de covid-19, de hospitalizações e internamentos e das coberturas vacinais.

 

“Diferentemente da Matriz de Risco, que avalia a nível regional, a Matriz de Alerta Epidemiológico abrangerá alerta do ponto de vista municipal”, explica o superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário. Até então, o mapa era dividido em 17 regiões.

 

O primeiro boletim com o modelo municipalizado foi lançado nesta terça-feira (19) e aponta Mafra e Itaiópolis no nível de médio risco para covid-19. O mapa mostra que os dois municípios apresentaram baixa na cobertura vacinal da dose de reforço, que segue abaixo de 60%.

 

No entanto, a incidência de casos teve queda, tanto em Mafra como em Itaiópolis, registrando menos de 100 contaminações na última semana. Os dois municípios também garantiram bons resultados referentes à incidência de hospitalizações por covid-19, registrando menos de 10 casos.