SC lança serviço online para pedidos de revisão de infração de trânsito

Ação faz parte de uma série de medidas do governo para desburocratizar o serviço público.

Foto: Ciasc

 

 

Está no ar um novo serviço público que permite a todos os proprietários de veículos, notificados por infrações de trânsito por órgãos catarinenses, indicar outro condutor ou recorrer da infração pelo portal do Detran Digital. A ferramenta foi desenvolvida pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc).

 

Para usar o serviço, o proprietário ou o condutor do veículo autuado deve utilizar os dados de protocolo e senha, enviados junto com a notificação de autuação de trânsito. Em seguida escolher o serviço desejado:

 

– Indicação do Condutor: nos casos em que o condutor não é o proprietário do veículo;

– Pedido de Revisão de Infração de Trânsito (defesa de autuação): caso o cidadão não concorde com a infração aplicada.

 

Para a defesa de autuação, ele seleciona uma categoria para a motivação daquela revisão, ou seja, se é porque os dados do veículo estão incorretos ou por ausência de sinalização de trânsito. Após preencher um formulário eletrônico detalhando o acontecimento e a justificativa para a contestação, o documento precisa ser impresso, assinado e digitalizado.

 

Todos os pedidos que o usuário tiver feito anteriormente podem ser consultados usando esse mesmo acesso.

 

A ação faz parte de uma série de medidas do governo Carlos Moisés para desburocratizar o serviço público e facilitar a vida do cidadão.

 

Detran Digital

O Detran Digital é o portal onde estão os serviços online do departamento como pedidos para renovação de CNH; 2ª via da CNH; CNH definitiva; Permissão Internacional para Dirigir; e Certidão de Registro. A emissão de CRLV eletrônico; Certidão de Propriedade; Certidão de Baixa; e Certidão para Seguro.

 

O portal pode ser acessado neste link. O login é feito usando seu cadastro do gov.br, que é a ferramenta de login único do Governo Federal para acesso à serviços online, diretamente vinculada ao CPF de cada brasileiro.