Doença de Parkinson: o que é e quais seus sintomas e tratamentos

Doença é causada pela degeneração das células que produzem a dopamina, neurotransmissor responsável pelos movimentos do corpo.

 

 

O mês de abril é dedicado à conscientização da doença de Parkinson. A doença afeta 1% da população mundial e é representada pela tulipa vermelha, símbolo mundial do distúrbio.

 

Segundo o médico Oscar Reimann, a doença ocorre por causa da degeneração das células do cérebro responsáveis pela produção de dopamina, neurotransmissor intimamente relacionados ao domínio dos movimentos do corpo.

 

Esse processo de destruição das células nervosas ocorre em vários cantos do cérebro e gera, na maioria das vezes, sintomas como lentidão da mobilidade, tremores, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita.

 

Apesar da doença ser progressiva e não ter cura, terapias e tratamentos tendem a domar os sintomas e permitir que o indivíduo leve sua vida com mais qualidade.

 

Entre os recursos terapêuticos, estão medicamentos, fisioterapia, cirurgia e até implante de marcapasso cerebral que silencia os tremores e a rigidez muscular.