Médico explica relação entre a covid-19 e a trombose

Rodrigo Gondro também falou sobre a importância da vacina para a diminuição de casos graves de covid-19.

 

 

Em entrevista ao Riomafra Mix, o médico Rodrigo Gondro falou sobre a importância da vacinação para a mudança do panorama da doença em Rio Negro.

 

“Estamos tendo muitos atendimentos, pois a variante Ômicron tem maior transmissibilidade. No entanto, ela dificilmente provoca casos graves em pessoas já vacinadas”, disse.

 

Sobre os efeitos colaterais da vacina, Gondro afirma que todo e qualquer imunizante tem efeito potencial de causar algum efeito colateral. “Com relação à covid-19, em Rio Negro não tivemos nenhum óbito ou caso grave de reação à vacina. O mais comum é a pessoa ter dor localizada no braço e sintomas de um quadro gripal por apenas 24 horas”, destaca.

 

O médico também falou sobre a relação entre a covid-19 e a trombose. Segundo Gondro, indivíduos infectados com o coronavírus podem apresentar distúrbios de coagulação, aumentando o risco de trombose. Apesar de ser uma condição grave, existem formas de prevenção e tratamento, caso ela seja descoberta precocemente.

 

“Alguns pacientes tem mais suscetibilidade a desenvolver trombose, como mulheres que tomam anticoncepcionais, pessoas obesas e fumantes. Os casos também são mais comuns em pessoas com quadro grave de covid”, disse.