Saúde inicia vacinação contra a gripe na casa de idosos em Mafra
A 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe) iniciou nesta segunda-feira (23) em todo Brasil. Em Mafra, a
A 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe) iniciou nesta segunda-feira (23) em todo Brasil. Em Mafra, a Secretaria de Saúde adotou uma estratégia inédita: a vacinação a domicílio para idosos com mais de 60 anos.
A ação começou nesta terça-feira (24) e vai até sexta-feira (27). Segundo a prefeitura, 18 equipes participam da ação. Eles estarão identificados e paramentados (equipamentos/vestimenta com medidas de segurança) e circularão em todos os bairros do município para vacinar o público-alvo da campanha.
O horário de atuação das equipes será das 8 às 19 horas. O município tem 5900 idosos que devem receber a dose da vacina contra a Influenza (gripe).
Segundo a secretária de Saúde, Jaqueline Fátima Previatti Veiga, esta medida vai evitar que o idoso saia de casa, conforme preconizam os decretos estaduais e municipais publicados na última semana.
“Os profissionais de saúde se organizaram para esta primeira etapa de vacinação que prioriza os idosos. Nós temos os dados de todos, sabemos os endereços e vamos no domicílio da pessoa. Tudo para que ela não saia de casa. Precisamos que o idoso entenda a seriedade da atual situação”, declarou a secretaria.
Força tarefa
Como medida para atendimento da população idosa do município, o prefeito emitiu o Decreto Municipal nº 4294 que autoriza a utilização de todos os veículos oficiais do município para a realização da campanha nacional de vacinação contra a gripe.
A íntegra do Decreto pode ser acessada no site da prefeitura. “Medidas estão sendo tomadas, mas pedimos que a população, não só idosa, mas de todas as faixas etárias, fiquem em casa. Estamos fazendo a nossa parte enquanto poder municipal, mas as pessoas também devem ter essa responsabilidade”, explicou o prefeito Wellington Bielecki.