“Habemus papam!”: Igreja Católica anuncia novo papa
Religioso de 69 anos adota o nome de Leão XIV.


A esperada fumaça branca que anuncia a eleição do novo papa foi expelida às 13h07 desta quinta-feira (8) da chaminé da capela Sistina, no segundo dia de conclave.
O cardeal americano Robert Francis Prevost foi eleito pelos colegas e será conhecido a partir de agora como Leão XIV.
Ele foi escolhido por pelo menos 89 dos 133 cardeais – dois terços dos eleitores do conclave – e será o sucessor do papa Francisco na Cátedra de São Pedro.
O cardeal protodiácono Dominique Mamberti pronunciou a tão aguardada fórmula em latim, comunicando a Roma e ao mundo o nome do novo Sucessor de Pedro:
“Eminentissimum ac Reverendissimum Dominum, Dominum Robertum Franciscum, Sanctæ Romanæ Ecclesiæ Cardinale Prevost, qui sibi nomen imposuit Leo XIII.
Traduzindo para o português: “O eminentíssimo e reverendíssimo senhor, senhor Robert Prevost, cardeal da Santa Igreja Romana PREVOST, que se impôs o nome de Leão XIV”.
Quem é Prevost?
Natural de Chicago, nos Estados Unidos, Prevost tem 69 anos e entra para a história como o primeiro papa oriundo da América do Norte e também o primeiro a liderar a Igreja Católica vindo de uma nação de maioria protestante.
Embora seja norte-americano, boa parte de sua caminhada religiosa se deu na América Latina, com destaque para o período em que atuou no Peru, onde ganhou relevância até chegar ao alto escalão da Cúria Romana.
No momento da eleição, exercia dois cargos de destaque no Vaticano: prefeito do Dicastério para os Bispos – responsável por indicar novos bispos – e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.