Frio intenso e chance de neve; veja como fica o tempo em Santa Catarina nesta semana
Mudanças no tempo ocorrem com a chegada de uma nova frente fria e de uma massa de ar polar.


Esta semana será marcada por frio intenso e possibilidade de neve em Santa Catarina, devido à chegada de uma nova frente fria e de uma massa de ar polar.
Nesta segunda-feira (26), a formação da frente fria no Rio Grande do Sul mantém a instabilidade concentrada no estado vizinho, favorecendo condições de tempo mais seco e quente em SC. À tarde, as temperaturas máximas variam entre 20°C e 24°C nos Planaltos.
Na terça-feira (27), o tempo muda, com aumento de nuvens nas áreas próximas à divisa com o RS ao longo da manhã e previsão de chuva e temporais a partir do início da tarde, começando pelo Extremo Oeste e se estendendo às demais regiões entre a noite e a madrugada de quarta-feira (28). Esses temporais podem vir acompanhados de chuva intensa, raios, granizo isolado e, principalmente, rajadas de vento que podem superar os 80 km/h. O risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, destelhamentos e queda de árvores e galhos.
À tarde, as máximas variam entre 26 e 30°C no Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul, e de 20°C a 25°C nos Planaltos.
Na quarta-feira (28), a passagem da frente fria e a atuação de um ciclone extratropical sobre o litoral do RS provocam chuva e uma queda significativa nas temperaturas em toda SC. A Defesa Civil alerta para a chegada da massa de ar frio de origem polar, que deve intensificar os ventos, com rajadas entre 50 e 70 km/h, e causar um declínio acentuado nas temperaturas.
Entre a madrugada e a manhã, ainda há risco de temporais com fortes rajadas de vento, chuva intensa e raios, mantendo o risco moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de árvores e alagamentos. Com a entrada do ar polar ao longo do dia, as temperaturas caem bruscamente, variando entre 0 e 5°C nos Planaltos, Grande Florianópolis Serrana e Meio-Oeste, e de 4 a 12°C nas demais regiões ao final do dia.
Na quinta-feira (29), a frente fria se afasta em direção ao Sudeste do país, mas a circulação do ciclone no mar, na altura do RS, ainda transporta umidade para Santa Catarina, mantendo o céu encoberto e com possibilidade de chuva fraca. Nas áreas mais elevadas do Meio-Oeste e da Serra, não se descarta a ocorrência de neve, devido à combinação de umidade e frio intenso.
Na sexta-feira (30), o centro de um sistema de alta pressão se posiciona sobre o Sul do Brasil, garantindo tempo firme e temperaturas ainda mais baixas ao amanhecer, com condição para formação de geada em grande parte do Estado.