A Prefeitura de Mafra, junto à Associação Mahatma Gandhi, gestora da UPA de Mafra, e a empresa GreyLogix, trabalharam de forma multidisciplinar no desenvolvimento de um mecanismo de respiração artificial no qual é possível atender simultaneamente mais de um paciente acometido pelo vírus Covid-19.
Segundo o prefeito Wellington Bielecki, o município está se preparando para o pior, mas trabalhando fortemente nas medidas protetivas para enfrentamento ao coronavírus, para que não haja a necessidade de uso destes aparelhos.
Mecanismo inovador
O médico e diretor técnico da UPA de Mafra, Wilson Malaquias Ramos, explicou que esta técnica já foi usada para atender vítimas na época dos ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos e mais recentemente na Itália para pacientes do coronavírus.
“O mecanismo é eficaz em estudos que já foram apresentados. Mais estudos são necessários, mas já foi usado em situações de guerra, que é o que a gente espera não enfrentar”, disse.
O equipamento é mecânico e utiliza divisão de volume e pressão, podendo atender até oito pacientes em uma situação de emergência.
Na busca pelo pioneirismo
Com o intuito de sempre melhorar a qualidade de assistência ao cidadão, o prefeito destaca que essa ideia deve ser multiplicada e coloca Mafra à disposição de outros municípios que queiram utilizar a mesma técnica e replicar o equipamento para contribuir na criação de protocolos para sua utilização e consequentemente, salvar mais vidas.
Post Views: 28