Mafra foi destaque estadual nesta sexta-feira (27) pelo desenvolvimento do respirador artificial que atende simultaneamente até oito pacientes acometido pelo vírus Covid-19.
Durante transmissão do Jornal do Almoço na NSC TV, o jornalista Mário Motta destacou a atuação do prefeito Wellington Bielecki, da Associação Mahatma Gandhi, gestora da UPA, e da empresa GreyLogix pela iniciativa e pelas medidas protetivas que o município está tomando para o enfrentamento do coronavírus.
“Parabéns a Associação Catarinense de Medicina e a todos que estão trabalhando para evoluir a tecnologia, buscando alternativas para um momento como esse”, disse o jornalista.
O mecanismo desenvolvido em Mafra utiliza a divisão de volume e pressão, podendo atender mais de um paciente em uma situação de emergência. A técnica já foi usada para atender vítimas na época dos ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos e mais recentemente na Itália para pacientes do coronavírus.
De acordo com a secretária de Saúde de Mafra, Jaqueline Fátima Previatti Veiga, é importante trabalhar nas várias frentes para o enfrentamento do Covid-19 e implementar fortemente medidas protetivas em todo o município. “Precisamos pensar sempre à frente e se preparar para o pior cenário. Por isso, investir esforços para multiplicar a capacidade dos respiradores é uma medida criteriosa e prudente para garantir o tratamento dos pacientes infectados”, concluiu.
Post Views: 25