UTI de Mafra está com todos os leitos para covid-19 ocupados

Atualmente, o hospital mantém com recursos próprios cinco leitos para pacientes infectados por covid-19. Com o novo pico da pandemia, o Ministério da Saúde reabilitou os 14 leitos, que devem voltar a funcionar a partir de 1º de dezembro.

Os cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Vicente de Paulo disponíveis para pacientes infectados estão ocupados.

 

Além de Mafra, outros 11 hospitais em Santa Catarina estão na mesma situação: Hospital Divino Salvador (Videira), Hospital Hélio Anjos Ortiz (Curitibanos), Hospital Maicé (Caçador), Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (Lages), Hospital Bethesda (Joinville), Hospital Sagrada Família (São Bento do Sul), Hospital São Braz (Porto União), Maternidade Darcy Vargas (Joinville), Hospital São Donato (Içara), Hospital Bom Jesus (Ituporanga) e Hospital Doutor Waldomiro Colautti (Ibirama).

 

O administrador do hospital, Dário Clair Staczuk, informou que, no dia 21 de setembro, o Ministério da Saúde havia desativado os leitos de UTI para covid nas cidades onde a ocupação fosse inferior a 50%.

 

Hospital manteve cinco leitos por conta própria

Com a decisão, os então 14 leitos disponíveis em Mafra deveriam ser desativados, porém, a unidade hospitalar de Mafra manteve com recursos próprios cinco deles, entendendo a necessidade da situação.

 

“Somos um hospital regional e sabemos da necessidade das pessoas. Mesmo sem a manutenção do Ministério de Saúde, deixamos cinco leitos funcionando por nossa conta. Hoje estão todos ocupados”, explicou Dário.

 

14 leitos voltam a funcionar

Com o novo pico da pandemia, o Ministério da Saúde reabilitou os 14 leitos, que devem voltar a funcionar a partir de 1º de dezembro.

 

Dario também esclareceu que a alocação dos pacientes é feita através do Sistema Nacional de Regulação (SISREG), o qual determina os internamentos. Quando a UTI atinge sua capacidade máxima, os pacientes são distribuídos para outras unidades do Estado, da mesma forma que recebem pessoas de várias cidades.