Qual o ritmo da sua caminhada?
Estudo aponta que pessoas que andam mais devagar podem ter uma maior probabilidade de morrer de covid-19.


Um estudo revelou que pessoas que caminham em um ritmo mais lento, mesmo com o peso “normal” tinham 3,75 vezes mais probabilidade de morrer de covid-19 do que aqueles que caminhavam em ritmo médio à rápido.
Estilo de vida saudável é fundamental. A pandemia da covid-19 tem trazido à tona a importância do estilo de vida para proteção à saúde. Um relatório intitulado, “Obesidade, ritmo de caminhada e risco de covid-19 grave e mortalidade” publicado no International Journal of Obesity, examinou a associação do índice de massa corporal (IMC) e do ritmo de caminhada autorreferido com o risco de mortalidade por covid-19. Participaram do estudo 400.000 pessoas de meia-idade.
Fatores de risco
A obesidade é um fator de risco emergente para a covid-19. Segundo os autores, medidas simples de aptidão física, como ritmo de caminhada autorrelatada, também podem ser marcadores de risco importantes.
Ritmo da caminhada
– Lenta foi considerada a uma velocidade inferior a 4,8 km/h
– Média entre 4,8 e 6,4 km/h
– Rápida acima de 6,4 km/h
Limitações
O estudo possui algumas limitações como o fato do ritmo da caminhada ser autorrelatado. Porém, segundo os pesquisadores é evidente que a obesidade e a fragilidade são fatores de risco importantes para os resultados da covid-19. Porém, o estudo demonstra a importância de incorporar medidas simples do nível de atividade física como potencial preditor de risco para a covid-19.
Isenção de responsabilidade
As dicas e sugestões mencionadas no artigo são apenas para fins de informação geral e não devem ser interpretadas como prescrição profissional. Sempre consulte seu médico, profissional de educação física, psicólogo, fisioterapeuta ou nutricionista antes de iniciar programas de mudança de comportamento para o estilo de vida saudável.