Servidores da saúde recebem doação de máscaras-escudo
Representantes dos Lions Club entregaram a doação ao SINDISERV após não serem recebidos pela Saúde municipal.
Os trabalhadores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) receberam na manhã desta quarta-feira (27), 30 máscaras face shield doadas pelos Lions Club Pérolas do Planalto e Lions Helen Keller. As máscaras serão usadas pelos profissionais que trabalham na linha de frente do enfrentamento à Covid e integram um lote de 40 unidades entregues. Cinco máscaras foram encaminhadas aos profissionais da rede odontológica do município e outras cinco à Vigilância Epidemiológica.
O lote inicial arrecadado pelos voluntários era de 100 máscaras escudo que seriam repassadas ao município. A doação seria formalizada nesta terça-feira com entrega à secretaria de saúde pelas mãos do governador distrital do Lions, Gildo Hoffmann. “Nós marcamos a visita, o governador veio de Três Barras para a entrega, mas não fomos atendidos então ele retornou com os materiais e acabou doando parte em outras cidades pelo caminho”, explicou o presidente do Lions Pérolas do Planalto, Elcio Osni Theurer.
Em vídeo, a secretária de Saúde de Mafra, Jaqueline Fátima Previatti Veiga, pediu desculpas à entidade por não ter conseguido atendê-la e agradeceu pela doação dos equipamentos. Confira o vídeo:
Ao tomar conhecimento do caso, o Sindicato dos Servidores Públicos de Mafra (SINDISERV) se disponibilizou a receber as doações e destinar aos profissionais da saúde do município. “Eles merecem não apenas nosso aplauso, mas também proteção”, pontuou o presidente do sindicato, Jonas Schultz. Segundo ele, a doação tem grande relevância num momento em que existe a dificuldade de se encontrar EPIs e ágio de preços dos produtos.
Os escudos faciais foram adquiridos pelo Lions Club através de uma parceria encabeçada pela Grendene junto a diversas fabricantes de plásticos e EPIS brasileiras. Segundo o presidente do Lions Helen Keller, Ubiratan José Vithoft, os clubes deverão receber nesta quinta-feira (28), outras 30 máscaras que serão novamente repassadas a entidade sindical para distribuição entre os profissionais da saúde.
“Nós que temos mais saúde, temos que encarar esse momento e ajudar”, disse Elcio. Segundo ele, grande parte dos membros do clube já compõe o chamado grupo de risco e, devido a isso, os voluntários vêm se organizando para ajudar conforme as orientações de isolamento e distanciamento social.
A farmacêutica Camila Helena Henning recebeu as doações desta quarta-feira e reafirmou a importância em se poder contar com esses equipamentos. “As pessoas já estão mais orientadas em relação às unidades que atendem os quadros gripais, então esses equipamentos são muito bem-vindos”, agradeceu.