Radialista de Campo do Tenente fala sobre os desafios da profissão

Lorena Bussman Silva encontrou no rádio a oportunidade de levar informação às pessoas.

Foto: Riomafra Mix

 

Lorena Bussman Silva é radialista e uma das diretoras da rádio Campo FM (87.5), em Campo do Tenente. Antes tímida e envergonhada, a locutora venceu os medos e conseguiu com a profissão, a oportunidade de aprender e se aprimorar.

 

“Eu nunca tive voz de locutora, mas sempre procurei fazer as coisas com dinamismo e dedicação. Isso fez com que o público gostasse do meu trabalho e do meu modo de falar e interagir”, conta.

 

Para Lorena, o rádio, apesar de ser um meio de comunicação antigo, ainda tem espaço na vida das pessoas. “Hoje em dia com as fake news, os meios online nem sempre são confiáveis e o rádio passa mais credibilidade para os ouvintes”, disse. Ainda assim, ela acredita que é possível alinhar o rádio às novas tecnologias. Um exemplo são as lives em vídeo do programa “Café com Lorena” que a Campo FM promove todas as quartas-feiras às 20 horas no Facebook.

 

“Essa interação em vídeo nas redes sociais e as transmissões online por site ou aplicativo são exemplos de como o rádio pode acompanhar a modernidade da era digital”, explica.

 

Informação nas ondas do rádio

Lorena conta que sempre sonhou em fazer Jornalismo e a carreira no rádio foi a oportunidade perfeita de levar o sonho adiante. Segundo ela, a informação precisa chegar até a população, seja ela boa ou ruim.

 

“Eu procuro focar em notícias positivas, mas há coisas que precisam ser ditas. Recentemente, perdemos alguns companheiros de rádio por conta da covid-19 e este assunto ainda é difícil de tratar. Muitas pessoas esquecem que jornalista também é ser humano e tem sentimentos. Desde o início da pandemia, passamos por momentos de estresse e grandes perdas, mas continuamos com a missão de informar e ajudar as pessoas. Esse é o nosso papel”, disse.

 

Apesar disso, Lorena tenta se manter otimista e levar notícias boas para o público. “Gosto quando falamos das conquistas do município e de histórias de superação do povo tenenteano. Recentemente, também comemoramos o aniversário de 13 anos da rádio. Essas notícias boas levam um pouco de esperança e alegria para nossos ouvintes”.

 

O que fazer para seguir carreira no rádio?

Segundo Lorena, para ser radialista, ter uma boa voz não é o suficiente. É importante saber improvisar, ter desenvoltura e se dedicar à profissão. O locutor precisa ter muita disciplina, organização e tomar os devidos cuidados com a voz. “É importante treinar em casa, praticar na frente do espelho e ir se soltando. A prática também é uma grande escola. Desde que comecei, melhorei muito a parte de comunicação. A gente perde a vergonha fazendo”, finaliza.

 

Assista a entrevista na íntegra: