Projeto do Sebrae leva educação empreendedora a alunos de Mafra
Crianças vão aprender sobre liderança, organização, planejamento, trabalho em equipe e ética.


Alunos de 19 escolas de Mafra, da rede municipal e estadual de ensino, participam do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, que está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, em parceria com o Sebrae/SC.
A intenção do projeto é fomentar a educação e a cultura empreendedora entre 2.585 alunos do 1º ao 9º ano, com idades entre 6 e 14 anos. Através do projeto, as crianças vão aprender sobre liderança, organização, planejamento, trabalho em equipe e ética.
O programa busca ampliar, promover e disseminar o aprendizado sobre empreendedorismo nas instituições de ensino por meio da orientação de professores e da oferta de conteúdos voltados ao assunto.
Segundo o prefeito Emerson Maas, a iniciativa vai ao encontro da proposta de transformar Mafra em um polo empreendedor. “Sabemos que toda transformação tem muito mais efeito quando iniciada com as crianças e isso não é possível se não começarmos pela educação. Empreender em Mafra se aprende desde criança”, afirmou.
Gerência da própria vida
A educação empreendedora proposta pelo Sebrae/SC incentiva os alunos a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens e oportunidades, além do espírito de coletividade.
O curso apresenta práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessárias para a gerência da própria vida, seja pessoal, profissional e social.
Feira do Empreendedor
Como resultado das ações desenvolvidas no projeto, está prevista para dezembro uma Feira do Empreendedor, onde os alunos colocarão em prática e apresentarão para a comunidade, todo o conhecimento adquirido.
