Rionegrense é condecorada pela Ordem de Rio Branco em Brasília

Maria Genilse dos Santos recebeu honraria por sua atuação como assessora legislativa no Senado Federal.

Foto: Divulgação

 

 

A rionegrense Maria Genilse dos Santos foi condecorada com uma medalha na Cerimônia de Imposição de Insígnias da Ordem de Rio Branco. A solenidade aconteceu no Palácio do Itamaraty na última quarta-feira (8) e contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro.

 

A Ordem de Rio Branco reconhece a atuação de brasileiros e estrangeiros em diversas áreas, além de estimular a prática de ações dignas de reconhecimento e menção honrosa.

 

Maria Genilse dos Santos é assessora legislativa do Senado Federal e atualmente é chefe de gabinete do senador Nelsinho Trad, do Mato Grosso do Sul. Ela recebeu a honraria pelo grau de comendador.

 

Além da condecoração da Ordem de Rio Branco, Genilse conta ainda com três outras comendas que recebeu da Marinha, Exército e da Aeronáutica.

 

A Ordem de Rio Branco foi instituída em 1963 em homenagem ao Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira. Ao todo, a condecoração tem cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

 

O conselho é constituído pelo presidente da República, Grão-Mestre da Ordem; pelo ministro das Relações Exteriores, chanceler da Ordem, pelos chefes das Casas Civil e Militar da Presidência da República e pelo secretário-geral do ministério.

 

De acordo com o regulamento, a entrega da medalha tem como objetivo “galardoar as pessoas físicas, jurídicas, corporações militares ou instituições civis, nacionais ou estrangeiras que, pelos seus serviços ou méritos excepcionais, se tenham tornado merecedoras dessa distinção”.

 

Compete, no entanto, ao Conselho da Ordem de Rio Branco aprovar ou rejeitar as propostas que são encaminhadas ao órgão.