Em Itaiópolis, presidente da Casan anuncia investimentos e ampliação da rede

Durante o encontro, o prefeito cobrou da companhia melhorias e ampliação da estrutura, que segundo ele, devem ser pensadas para, pelo menos, 50 anos.

 

 

Uma semana após a contaminação do rio São Lourenço, em Itaiópolis, que deixou a cidade sem abastecimento por mais de dois dias, o tema foi debatido na manhã desta terça-feira (15), entre autoridades municipais e representantes da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).

 

A reunião aconteceu no gabinete do prefeito Mozart Myczkowski, e contou com a presença da diretora-presidente da companhia, Roberta Maas dos Anjos.

 

Durante o encontro, o prefeito relatou a situação que o município passou com a interrupção no abastecimento de água no último dia 07, e também solicitou que a Casan faça um planejamento de curto e longo prazo. Mozart também cobrou agilidade no resultado do laudo sobre o que causou a contaminação no Rio São Lourenço.

 

Segundo a presidente da companhia, o laudo preliminar será divulgado nesta sexta-feira, e dentro de 30 dias, um segundo laudo, mais detalhado, também será publicado.

 

Foto: Wesley Gabriel

 

Com o laudo, a presidente da Casan afirmou que terá uma diretriz para investigar a contaminação e já esclareceu que está descartando a possibilidade da contaminação ter ocorrido por suinocultura. “O laudo que vai sair nessa sexta-feira vai dar uma diretriz do que está acontecendo com o nosso manancial. Quando o problema aconteceu, a gente comentou da possibilidade do problema ter sido gerado pela suinocultura, mas já estamos descartando essa hipótese”, destacou.

 

Durante o encontro, foi assinado um termo de compromisso da Casan com investimentos e ampliação da rede em Itaiópolis. “A gente já tem contratado aqui três novos reservatórios, para poder guardar mais água e ter mais reserva para atender o município, reativamos um poço e estudamos de fazer a captação de Rio Negrinho, aumentando as alternativas. Também queremos, em até dois anos, iniciar a implantação da rede coletora de esgoto no município”, pontuou.

 

O prefeito falou que o planejamento apresentado será analisado por sua equipe técnica e espera investimentos pensados para, pelo menos, 50 anos. “Muita coisa vai ser mexida. População, autoridades, Ministério Público e órgãos competentes precisam sentar e ver o que realmente queremos para Itaiópolis, o que precisa ser recuperado e olhar para o futuro da cidade”, destacou.