Indefinição sobre estacionamento rotativo continuará até fim do ano

Segundo a prefeitura de Mafra, medidas para melhorias no trânsito continuam em estudo.

Foto: Marcio Pivovar

 

 

Aprovado pela Câmara Municipal em 2017 e sancionado pelo Poder Executivo em 2019, o estacionamento rotativo em Mafra tinha até dia e hora para começar. No entanto, um inquérito civil do Ministério Público de Santa Catarina, impediu a implantação.

 

Desde então, após mais de dois anos e uma pandemia, o projeto ainda não foi retomado.

 

Segundo a operadora de caixa, Danielle Duarte Ozcik, o estacionamento rotativo é a única solução para melhorar a situação do trânsito no município. “Muitos motoristas deixam o carro estacionado por um tempo exorbitante e acaba não sobrando vagas para as outras pessoas”, disse.

 

A opinião é compartilhada pelo taxista Ricardo Santana Pinto. Segundo ele, está cada vez mais difícil encontrar um lugar para estacionar ou até mesmo onde parar para deixar seus passageiros.

 

Para a empresária Ana Catarina Sholze, além de aumentar o número de vagas, o estacionamento rotativo iria diminuir consideravelmente o fluxo de veículos. “O trânsito teria mais fluidez, pois muitas pessoas deixariam de vir trabalhar de carro e optariam pelo uso do transporte público”, pontua.

 

De acordo com o professor Altamiro Soares Pinto, Mafra conta hoje com mais de 30 mil veículos e o trânsito não consegue comportar todo esse fluxo. “Medidas emergenciais precisam ser tomadas, pois está cada vez mais impensável o trânsito continuar do jeito que está”, disse.

 

O que diz a prefeitura?

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Mafra, Luiz Vidal da Silva Junior, o município está aguardando definição do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) para retomar o projeto do estacionamento.

 

“Em abril, houve uma reunião em Florianópolis sobre este tema e o Cetran sugeriu que aguardássemos até julho até termos novas definições sobre o uso e emprego deste sistema. Estamos aguardando até termos uma resposta efetiva, mas estimo que até o fim do ano, estejamos com esse procedimento já em uso no trânsito de Mafra”, pontuou.

 

O secretário também explicou por que o projeto ainda não saiu do papel, mesmo após quase 5 anos desde a aprovação da Lei.

 

“Houve uma experiência mal sucedida da gestão anterior, que acabou com a suspensão do estacionamento. Logo, a implantação requer atenção, estudo e planejamento para acontecer da melhor forma. O estacionamento rotativo também está aguardando a decisão do Cetran. Assim que recebermos sinal verde, conseguiremos iniciar os procedimentos licitatórios e adequar a lei vigente, de acordo com a situação atual”, disse.

 

Sem apresentar uma data, o secretário afirmou que outras medidas para melhorar a fluidez estão em fase de estudos e em breve devem ser aplicadas. 

 

“Recentemente, fizemos a contratação de uma empresa e estamos aguardando parecer sobre a situação do nosso trânsito. Paralelamente, estamos iniciando a construção de binários para desafogar o trânsito, melhorar a fluidez e dar mais segurança para a população”, concluiu.