Empresas interessadas em contratar jovens podem aderir ao programa Cartão Futuro

Empresas podem aderir ao programa buscando os canais oficiais da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho.

Foto: Divulgação

 

 

O Cartão Futuro, ferramenta do Governo do Estado de incentivo à inclusão de adolescentes e jovens no mercado de trabalho, tem garantido a paranaenses entre 14 e 21 anos renda e acesso a uma profissão em todo o Estado. As empresas interessadas podem aderir ao programa buscando os canais oficiais da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf).

 

Um dos objetivos é incentivar as micro e pequenas empresas a contratar aprendizes. Para isso, o Governo do Estado subsidia parte dos vencimentos, com recursos do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), deliberados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescência (Cedca), e do Fundo Estadual de Combate à Pobreza. Pelo mesmo mecanismo, a administração estadual estimula as grandes empresas a abrir novas oportunidades para jovens aprendizes.

 

É uma iniciativa para dar a primeira oportunidade de emprego para pessoas que têm dificuldades de colocação no mercado de trabalho”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Além disso, essa renda que esses jovens passam a ter ajuda a complementar o orçamento da família, o que tem sido muito importante nesse momento econômico”.

 

O programa é administrado pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho. São repassados para as empresas participantes R$ 300 por mês para cada jovem contratado e R$ 450 se for pessoa com deficiência ou egresso do sistema socioeducacional. O Cartão Futuro é voltado exclusivamente para membros de famílias com renda mensal per capita de até meio salário-mínimo – incluídas nesta média eventuais auxílios econômicos de programas similares – e cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico).

 

Os jovens devem obrigatoriamente estar matriculados e/ou frequentando regularmente o Ensino Fundamental, Médio ou EJA. Para as vagas de aprendizagem, obrigatório que as inscrições sejam realizadas por intermédio das Agências do Trabalhador em todo o Estado do Paraná. Para isso, o jovem deve comparecer a uma unidade do Sine Paraná com a documentação solicitada.

 

Os detalhes sobre os programas, bem como os canais de inscrição para Pessoa Jurídica, estão disponíveis neste link.