Cerca de 140 militares foram incorporados ao efetivo variável do 5° Regimento de Carros de Combate (5° RCC), em solenidade realizada nesta sexta-feira (3).
A cerimônia foi presidida pelo comandante do 5° RCC, tenente coronel Daniel Canéppele e acompanhada por autoridades civis e militares, familiares e convidados dos jovens recém-incorporados.
Durante o período de formação, os soldados serão submetidos à prática controlada de atividades físicas, além de receberem instruções voltadas para a formação militar básica. Entre as atividades programadas, estão marchas, tiros e acampamentos, que visam preparar os jovens para atuar em situações reais.
Os jovens do efetivo variável prestam serviço militar durante um período de 12 meses. A iniciativa tem como objetivo formar cidadãos conscientes e preparados para o exercício da cidadania.
Segundo o tenente coronel Daniel Canéppele, a formação militar básica é uma oportunidade para os jovens desenvolverem habilidades e competências que serão úteis ao longo de suas vidas.
“Além de contribuir para a defesa do país, o serviço militar oferece aos jovens a oportunidade de desenvolverem valores como o respeito, a disciplina e a responsabilidade, que são fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro do país”, afirmou.