UNC recebe autorização para ofertar curso de Medicina no campus de Porto União
Graduação chega ao município após aprovação unânime do Conselho Estadual de Educação de SC.


Uma comissão avaliadora do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC) autorizou na última semana o funcionamento do curso de Medicina no campus da Universidade do Contestado (UNC) de Porto União. A comissão, composta pelos professores Oscar Alves e Nicolau Fernandes Kruel, avaliou o campus com o conceito Muito Bom e autorizou a oferta do curso na unidade.
A avaliação atesta todos os requisitos legais e normativos, bem como os referenciais de qualidade para o funcionamento do curso. Todas as etapas foram cumpridas para garantir a oferta da graduação de Medicina com qualidade acadêmica, práticas em laboratórios de última geração e professores qualificados.
A UNC investiu, nesta fase inicial, R$ 5 milhões em infraestrutura, equipamentos e insumos para a instalação de um complexo de Medicina no município com ambientes inovadores e alta tecnologia. O espaço conta com simuladores ultra realísticos; cadáver humano sintético que mimetiza as estruturas anatômicas em textura, densidade e elasticidade; plataforma multidisciplinar 3D; laboratório de simulação; entre outros recursos que permitem o estudo integrado das disciplinas curriculares.
A biblioteca física e virtual, por sua vez, disponibiliza aos alunos um acervo com mais de 35 mil exemplares, enquanto o sistema EBSCO dá acesso a milhares de artigos científicos do mundo todo.
Para o reitor Luciano Bendlin, o curso de Medicina traduz a principal missão da Universidade do Contestado: transformar vidas. “A UNC investe em cursos da área de saúde porque sabe de seu compromisso com a sociedade. Nossa intenção é que os alunos formados em Porto União possam em breve, atender na rede de saúde do município e nas demais cidades da região”, complementou o reitor.
A previsão é que as aulas no campus de Porto União tenham início no segundo semestre deste ano e que o processo seletivo seja anunciado nos próximos dias. Ainda não há definição se as vagas serão preenchidas neste primeiro momento, por meio de vestibular ou utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, serão aceitos 45 alunos por semestre.