Como funcionam as sinapses do cérebro?
Na edição anterior falamos sobre como criar novas conexões para o nosso cérebro. Então vamos lá. O nosso cérebro está

Na edição anterior falamos sobre como criar novas conexões para o nosso cérebro. Então vamos lá. O nosso cérebro está repleto de neurônios, cerca de 88 bilhões. Mas o que são neurônios?
Os neurônios são células nervosas que captam informações, as processam e passam adiante para outros neurônios. Quando estamos aprendendo, alguns desses 88 bilhões de neurônios ficam particularmente ativos, ocupados em registrar no seu cérebro, aquela nova aprendizagem e quanto mais você ressaltá-la, mais forte ficarão as ligações entre os neurônios que a registraram.
O nosso cérebro fixa e deixa marcas fortes cada vez que repetimos uma ação, por isso é mais difícil esquecer coisas que fazemos com frequência, pois as conexões daquela aprendizagem específica são mais fortes. Aprendizagens com conexões fortes são fáceis de lembrar. Já aprendizagens com conexões fracas são mais difíceis. Essas conexões entre os neurônios chamam-se sinapses, é através delas que os neurônios se comunicam uns com os outros.
Mas o que faz uma sinapse ser mais forte que as outras?
É sobre isso que trata o método de 21 dias. Um dos fatores que fortalece as sinapses é sua ação repetida. Aí vai a primeira dica dos 21 dias: repetir, repetir e repetir.
Quanto mais a sinapse é ativada, mais ela se fortalece e isso aconteça através da prática. Logo, quanto mais você pratica um hábito, as ações mais fortes ficarão com as conexões mentais entre sinapses. Isso quer dizer que o cérebro se modica fisicamente na medida em que as aprendizagens vão se consolidando.
Os neurônios vão esculpindo sua aprendizagem no cérebro. Ou seja, se a prática fortalece certas sinapses, isso quer dizer que aprendizagens que são realizadas uma ou duas vezes não criam conexões fortes entre os neurônios, logo esse conhecimento que não é reativado, se apoia em conexões fracas, conexões difíceis de se sustentar no cérebro, conexões que podem simplesmente desaparecer e dar lugar a outras, isso faz parte da vida.
Por isso fica a primeira dica para você: quer mudar um hábito? Repita diariamente por 21 dias consecutivos, não pule nenhum dia, pois seu cérebro, não sabe se é sábado, domingo ou feriado. Constância na repetição.