Como ocupar o dia das crianças durante a quarentena?
No período de quarentena, atividades simples realizadas com as crianças no ambiente escolar podem ser levadas para casa. Assim, os
No período de quarentena, atividades simples realizadas com as crianças no ambiente escolar podem ser levadas para casa. Assim, os pais desenvolvem meios de passar o tempo com diversão junto às crianças.
“Quando as crianças brincam, elas aprendem e se desenvolvem, por isso, aproveite esse tempo para brincar com seus filhos”, orienta a diretora do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, Kelen Patrícia Colarino. “No contexto escolar, as ações são planejadas para estimular o desenvolvimento integral das crianças. A brincadeira é uma linguagem das crianças para ajudá-las a entender o mundo”, completa.
Outro ponto importante apontado por Kelen é a manutenção da rotina. “Manter o horário do sono e das refeições é essencial para a saúde e desenvolvimento das crianças”, observa.
O desenvolvimento de atividades, estreita laços entre pais e filhos, além de ser proveitoso para ambos, uma vez que o adulto pode auxiliar a criança a lidar com emoções e estimulá-la para a solução de problemas.
A leitura de histórias é uma ação muito importante, que pode ser acompanhada de conversas e outras histórias de vida.
Pular corda, brincar de amarelinha e brincadeiras antigas, como os jogos de mãos, favorecem que a cultura seja preservada. Além das brincadeiras tradicionais, os pais podem abusar da criatividade e aproveitar para voltar a ser criança. Dentre várias sugestões que circulam pela web, destacamos mais algumas: patinação de meia, guerra de papel, algodão ao alvo, ouvir música, criar um brinquedo de sucata, desenhar, escrever cartinhas. Crianças maiores podem brincar de quebra-cabeça, criar roupas para os bonecos, massinha de modelar, colecionar figurinhas, jogos de adivinhação. Para quem tem mais espaço, vale propor bagunça no quintal, sessão de cinema em casa, caça ao tesouro, cuidar de plantas. Depois de muita brincadeira, colocar os filhos para ajudar na arrumação também tem caráter pedagógico.
A designer Estéfi Machado tem um canal nas redes sociais em que ensina diversas brincadeiras divertidas e criativas para os pais que valorizam um tempo de qualidade junto aos filhos. Todos os dias, ela demonstra como brincadeiras simples envolvendo as crianças podem criar um belo resultado.
Além disso, ela disponibilizou um guia com 40 brincadeiras divertidas que pais e filhos podem realizar em conjunto. O guia está disponível para downlad e pode ser acessado neste link.