Envenenamento de pets preocupa moradores da Vila Ivete
Os moradores da Vila Ivete em Mafra, nas proximidades da Paróquia Nossa Senhora das Graças, estão preocupados com seus pets.
Os moradores da Vila Ivete em Mafra, nas proximidades da Paróquia Nossa Senhora das Graças, estão preocupados com seus pets. Isso porque nas últimas semanas muitos deles vêm sofrendo com casos de envenenamentos de animais, em especial de gatos.
A comerciante Ana Carolina Alves perdeu a gatinha de nome Sofia, que tinha um ano de idade. Ela desapareceu na última semana e, ao reaparecer, apresentava os sintomas de envenenamento. O animal ficou internado por dois dias, mas não resistiu ao tratamento. Ana, que possui ainda mais dois gatos e um cachorro, agora está preocupada com a saúde dos outros pets. “Tenho vários vizinhos que tiveram seus animais envenenados ou que somem a aparecem feridos de morte”, relata.
Ela conta que uma vizinha encontrou o gatinho com a coluna quebrada, dias após o desaparecimento. Segundo ela, na consulta, o veterinário constatou que o ferimento foi produzido por uma pancada. “Essa crueldade vem acontecendo com diversos animais na região”, reclama.
Andrea Dlugosz também perdeu a gatinha Cup Cake. “A minha teve os mesmos sintomas da Sofia, ela apareceu em casa muito debilitada e sofreu muito. Ela se escondeu no mato e quando fomos encontrar, já estava morta, debaixo do assoalho da minha sogra”, lamenta.
Os vizinhos não possuem suspeitas de quem poderia estar praticando os maus tratos, o que dificulta a tomada de providências legais. “Só queremos que essas maldades acabem”, argumenta Ana.
Legislação
O artigo 32 da lei 9.605/98 considera crime qualquer tipo de abuso, maus-tratos, ferimentos ou mutilações aos animais domésticos. A punição para crimes de maus tratos é de três meses a um ano de detenção, além de multa.
Comete o crime previsto neste artigo, por exemplo, quem arrasta um cachorro pela coleira, quem chuta o animal, quem joga água quente, quem dá pauladas, etc. Em caso de morte do animal, a previsão é de aumento de até 1/3 da pena.
Com apenas R$ 16,00/mês você recebe em casa o jornal impresso e ainda patrocina o jornalismo com independência e credibilidade. Assine e receba em sua casa o melhor conteúdo!