Estiagem revela embarcação naufragada no rio Negro
A embarcação foi encontrada por moradores da localidade de General Brito, em Mafra.
Nesta quinta-feira (28), o rio Negro recebeu uma expedição na localidade de General Brito em Mafra, divisa com a Lapa, que buscou identificar um barco que naufragou em data ainda a ser revelada, à época em que o rio era navegável.
De bote ou atravessando o rio a pé, devido à baixa profundidade, o grupo chegou próximo ao que chamaram de lancha, de onde puderam observar mais atentamente alguns detalhes da embarcação. Diversos nós de pinho foram retirados do local, provavelmente levados pela correnteza.
Transporte de madeira
A embarcação naufragada somente apareceu devido à seca que assola o rio Negro há cerca de 6 meses e foi vista inicialmente pelo aposentado e morador da localidade, Benedito Carlins. Ele contou que ao lado do amigo de pescaria, Dirceu Taborda, já haviam percebido que existia algo diferente no local, o que foi constatado com a baixa do rio.
Nascido e criado em General Brito, Benedito lembrou que segundo os antigos, era comum a passagem de uma lancha que transportava madeira no rio. O professor e historiador Sandro Moreira do Cenpáleo da UnC lembrou que no início do século XX, a extinta madeireira Lumber utilizava lanchas para transporte de madeiras no rio Negro.
Pelo que constataram os pesquisadores, a embarcação está em precária situação e não poderá ser retirada do local. Conforme Sandro, ela será inicialmente catalogada para posteriormente ser melhor estudada.
Observação das rochas
Os cientistas do Cenpáleo aproveitaram a oportunidade para observarem as rochas das margens, da mesma forma expostas com a seca, para possíveis busca de fósseis.
As representantes da Cultura e do Turismo de Mafra, Leticia dos Santos e Eliane Strapasson, consideraram a ação como mais uma oportunidade de resgatar elementos que fizeram parte da formação do município e com eles mostrar mais um pouco da história e cultura local. O casal de moradores da localidade, Suelen de Souza e Marcos Patrick acompanharam toda a movimentação, auxiliando com informações.