Família de jovem mobiliza campanha de doação de sangue; saiba como ajudar
Adolescente de 17 anos foi internado após queda nas plaquetas e pode receber doações de qualquer tipagem sanguínea.


A família do mafrense Thiago Eduardo Cidral Rudnik, de 17 anos, está em busca de doações de sangue para o jovem, que está internado em Joinville desde sexta-feira (14).
O morador da Vila Ivete foi hospitalizado após um tratamento dentário, no qual apresentou sangramento contínuo, que não cessou mesmo com o uso de medicamentos. Ao ser realizado um hemograma, foi detectada uma queda nas plaquetas, o que resultou na internação no Hospital São José.
Ao Riomafra Mix, a mãe de Thiago, Luciana Mara Cidral, relatou que o jovem segue internado e passando por novos exames. “Ainda não temos um diagnóstico definitivo, por isso a necessidade nas doações de sangue. O médico informou que ele pode receber plaquetas de qualquer tipagem sanguínea, mas o plasma e o crio precisam ser do tipo AB positivo”, explicou.
Uma mobilização nas redes sociais foi feita durante o final de semana, pedindo por doações, já que o estoque de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) estava baixo. A campanha teve uma resposta significativa, mas a necessidade de doações continua. “A situação é urgente, por isso organizamos a campanha. Na terça-feira (18), uma van com 14 doadores irá para Joinville, e na quarta ou quinta-feira, o ônibus dos Irmãos de Sangue também estará realizando doações”, afirmou Luciana.
A mãe do rapaz ainda demonstrou gratidão a todos que ajudaram e estão ajudando de alguma forma na campanha. “Nossa família só tem a agradecer o engajamento da comunidade, através das doações de sangue, das mensagens positivas e principalmente das orações”.
Para ajudar, basta ir ao Hemosc de Joinville e informar que a doação é destinada ao Thiago ou entrar em contato com os Irmãos de Sangue, através do WhatsApp (47) 99637-8526 ou (47) 98479-1556 para agendar a doação.
Tentativas de golpe
Apesar da situação delicada, a família e a população tem enfrentado tentativas de golpe.
Durante o crime, golpistas se passam por um médico do hospital onde Thiago está internado, solicitando a compra de um medicamento no valor de mais de R$ 400.
A família alerta que não está fazendo nenhum tipo de pedido de dinheiro, como transferências via Pix. “Estamos profundamente indignados com essa situação e alertamos a população para que não faça depósitos para ninguém”, afirmou Luciana.