Laudo recomenda demolição da antiga Prefeitura de Mafra; veja fotos
Futuro do prédio quase centenário começa a ser discutido na noite de hoje.


A situação do antigo paço municipal de Mafra, localizado na praça Desembargador Flávio Tavares, é quase irreversível.
A constatação é de um laudo, encomendado pela Câmara de Vereadores e assinado pelo engenheiros Luana Cechin e Valdir Antonio Ruthes Junior.
De acordo com o documento, que será apresentado na noite desta terça-feira (29), em audiência pública na Câmara, os blocos de argamassa das paredes estão deteriorados, o que compromete a edificação.
Sem uso desde maio de 2017, a sede da Prefeitura sofre com infiltrações e umidade, motivos que, na época, foram decisivos para a mudança de endereço.
O laudo também destaca que, com a deterioração da argamassa, o colapso do prédio pode acontecer de forma inesperada, sem apresentar qualquer indício de ruptura.
“Deve ser tomada uma medida imediata, referente a demolição ou, reforma para evitar o colapso. Quanto a reforma, cabe a ressalva de que os elementos portantes da estrutura, estão em condições insatisfatórias de uso”, destaca o documento.
O parecer técnico também ressalta que a situação atual da construção apresenta riscos a pessoas que circulam próximas.
“Para fins históricos, ela pode permanecer em pé por anos, desde que não seja utilizada e que seja feito as manutenções de efeito estrutural”, concluiu o laudo.
Ao Riomafra Mix, o presidente da Câmara, Serginho Severino (Patriota), informou que o futuro do prédio será definido a partir da audiência pública dessa noite. “Vamos deliberar a partir dessa reunião, onde será apresentado o laudo pelo engenheiro responsável. Na sequência, cada vereador terá espaço para falar e também a população que quiser questionar”, explicou.
“A ideia é chegar em um consenso sobre o que fazer com o prédio. Se for o caso da demolição, o ideal é que o imóvel fosse repassado para a Prefeitura para executar a obra, já que ela tem mais condições técnicas para isso. E depois, nos repassasse o terreno limpo, se assim entender, aí poderíamos construir uma prédio moderno”, concluiu.
O antigo paço
A sede da antiga Prefeitura foi construída em 1937, durante o primeiro mandato do prefeito Pedro Kuss.
A inauguração aconteceu no dia 8 de setembro do mesmo ano, durante as comemorações dos 20 anos de Mafra.
Em 1960, já na gestão de Fúlvio Vieira Borges, o edifício recebeu ampliações, onde foi inaugurado anexo lateral, com uma entrada de frente para a praça.