A Secretaria de Assistência Social e Habitação, destacou, no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio, a importância da conscientização da população na denúncia destes casos.
A data se tornou um marco para a luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes no território brasileiro. A proposta anual da campanha, que completou 20 anos nesta segunda-feira (18), foi mobilizar e conscientizar a população.
“Em meio à pandemia da Covid-19, temos o agravante de uma possível omissão de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. A escola é uma das principais colaboradoras no reconhecimento desses casos, mas, com as crianças ausentes da rotina escolar, essa identificação torna-se mais demorada, portanto essa luta deve ser intensificada”, declarou a secretaria da pasta, Kátia Borges Saliba.
“Devemos sempre ressaltar que é preciso ficar atento aos sinais de negligencia de violência e denunciar quando necessário. Se você tiver suspeita ou conhecimento de algum caso de violência contra criança ou adolescente, denuncie”, enfatizou.
A secretaria realizou trabalhos já conhecidos da população, como as flores amarelas em praças e canteiros da cidade. Em virtude da pandemia, a panfletagem não será realizada, mas os panfletos estão à disposição nas unidades de Saúde do município e também na secretaria. Outdoors também ajudam a reforçar o tema.
Para denúncias, disque 190 para a Polícia Militar, para o Conselho Tutelar que atente pelo número 3642-4734, ao CREAS pelo número 3642-7167 ou ainda pelo disque 100 para denúncias anônimas.
Post Views: 20