Em nota divulgada nesta quinta-feira (14), a Polícia Militar de Mafra alertou a população sobre casos de abusos e violência contra crianças e adolescentes em todo o país, diante da pandemia do covid-19.
Com base nos dados do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente (Conanda), o período exige atenção pelo fato das crianças estarem em casa por tempo integral e afastadas das escolas.
“Durante o ano letivo normalmente as escolas acabam identificando com maior facilidade casos de violência e abuso e encaminhando aos órgãos responsáveis, porém neste período, estão sem essa proteção”, ressaltou a Polícia Militar.
A guarnição recomenda que em situação de suspeita de abuso ou de violência contra crianças e adolescentes, a denúncia deve ser feita através do Disque 100 ou pelo 190 da Polícia Militar.
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual
De acordo com o Conanda, a campanha de conscientização faz parte das ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que acontece no dia 18 de maio.
Segundo a presidente do conselho, Iolete Ribeiro da Silva, o atual cenário amplia a vulnerabilidade de crianças e adolescentes a situações de violência no ambiente doméstico/familiar.
“Os conselhos tutelares, os serviços de saúde e os demais serviços da rede de proteção devem implementar ações para enfrentar o aumento dos casos de violência contra crianças e adolescentes. Essas medidas são necessárias porque, infelizmente, a violência sexual é um problema crônico em nosso país”, alerta.
Post Views: 11