UnC amplia investimentos em tecnologia durante a quarentena
Com a pandemia, docentes e alunos da instituição precisaram se adaptar a um novo contexto social.
“Vivemos um momento de superação”. A afirmação é da reitora da UnC, Solange Sprandel da Silva, ao analisar o cenário educacional catarinense, com foco na atuação da Universidade do Contestado neste período de isolamento social.
Mesmo diante do cenário econômico de incertezas, Solange anunciou a manutenção das bolsas de estudos nas modalidades Bolsa Atleta, FAP, Bolsa Mérito Estudantil e Bolsa Egresso. Em ação conjunta com o Governo de Santa Catarina, a UnC também mantém as Bolsas 170 e 171 – Pesquisa e Estudo.
“Os esforços da gestão UnC é priorizar a continuidade normal dos serviços, proporcionando suporte necessário para garantir a qualidade do ensino ao nosso aluno”, explica.
Entre as ações está a ampliação da plataforma da Biblioteca Digital e EBSCO, com acervo de mais de 150 mil títulos; ampliação do suporte virtual para as aulas remotas da Educação Básica ao Ensino Superior; lançamento de 100 salas virtuais (Classroom) vinculadas às disciplinas de diversos cursos de graduação; aquisição de Chromebooks, além de todo apoio necessário ao professor e aluno.
A UnC, assim como as demais instituições de ensino superior, seguem o determinado pelo Governo do Estado, através do Decreto no 554/2020, que prorroga o período de suspensão das aulas presenciais até 31 de maio. Docentes e alunos da instituição precisaram se adaptar a um novo contexto social e, segundo a reitora, o envolvimento da comunidade acadêmica tem garantido que as atividades de ensino ocorram de maneira positiva, através das aulas presenciais remotas com o suporte da parceria entre a UnC e o Google ForEducation.
Os estágios presenciais obrigatórios vão ser liberados de acordo com a área de atuação/ramo das empresas a partir de cronograma estabelecido pelas coordenações de curso, explica a reitora Solange. Neste momento, a UnC também aguarda posição do Governo do Estado que, em conjunto com as instituições da Acafe, solicitaram a autorização para a abertura dos laboratórios que prestam atendimento ao público.
Em relação às mensalidades, destaca-se que o ensino remoto foi autorizado pelo Ministério da Educação, e aprovado pelo Procon Nacional, por meio do Sistema Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça de 26 de março de 2020. Assim, os docentes continuam em atividade online em tempo real, no mesmo horário da aula, seguindo o calendário acadêmico.
A UnC mantém-se aberta ao diálogo com os estudantes que, em decorrência de perda de emprego ou renda, pode estar conversando com o Setor Financeiro, através do e-mail [email protected], pois serão analisadas cada situação em sua particularidade. Para os valores devidos e vencidos a partir do início dos efeitos da pandemia não haverá incidência de multas e juros nas mensalidades.