Usuários aprovam melhorias realizadas na UPA 24h
Pesquisa de satisfação aponta resultados positivos no atendimento em Mafra.


Após a implementação das recentes mudanças e ampliações na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) em Mafra, pesquisas de satisfação internas, realizadas mensalmente com os usuários, mostram uma notável melhoria na qualidade dos serviços oferecidos.
Com o objetivo de obter feedback dos pacientes e seus acompanhantes em relação aos serviços prestados, um totem foi posicionado próximo à entrada da unidade. Nele, os usuários do serviço público de saúde têm a oportunidade de avaliar o atendimento recebido na recepção, pela equipe médica e pelos enfermeiros, além da limpeza e higiene do local, classificando-os como “Ótimo”, “Bom”, “Regular” ou “Ruim”. “…e em todas as respostas os resultados foram promissores”, destacou o gerente da UPA 24h, Carlos Augusto Oliveira.
Quando questionados sobre a satisfação com o atendimento médico, por exemplo, 107 pacientes afirmaram que estavam plenamente satisfeitos. Outros 57 concordaram parcialmente, enquanto 13 não expressaram concordância nem discordância. Apenas 3 pacientes discordaram parcialmente do atendimento recebido. A pesquisa foi realizada em maio, com 180 pacientes.
A média de tempo de espera registrada entre a triagem e o atendimento médico na unidade foi de aproximadamente 36 minutos. A permanência do paciente na unidade com observação foi de cerca de 5 horas e 17 minutos, enquanto, sem observação, a permanência caiu para 1 hora.
Atualmente, o corpo clínico é composto por 7 médicos clínicos, 2 pediatras, 12 enfermeiros, 21 técnicos de enfermagem, 6 técnicos de raio-X e 1 enfermeiro coordenador. A UPA 24h atende uma média diária de 260 a 300 pessoas, sendo que os atendimentos pediátricos variam entre 40 a 60 crianças por dia.
A unidade, que completou 7 anos de atuação em Mafra em julho, recentemente passou por uma ampliação para realocar o setor administrativo para o piso inferior, aumentando de 11 para 17 leitos, o que fez com que a capacidade de pacientes acomodados aumentasse em 54%.