
Apesar de bem-intencionada no que diz respeito aos cuidados de prevenção ao coronavírus, a mensagem que circulou nas redes sociais desde quarta-feira (17) atribuída ao Secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, é falsa.
A mensagem informa aos internautas que, a partir desta quinta-feira, o Estado entraria num período de 30 dias de pico da Covid-19, o que traria muitas perdas para toda a sociedade. Reforça ainda os cuidados preventivos à doença e, como toda notícia falsa, pede que às pessoas repassem a mensagem ao maior número de pessoas possível.
O secretário de Saúde explicou em nota que a previsão de um cenário crítico da transmissão se trata de uma fake News. Ele reforçou que a situação é preocupante e que as medidas de precaução precisam sim ser seguidas à risca, mas que o texto não é de sua autoria.
Confira a nota emitida pelo secretário, na íntegra:
“O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, esclarece que circula pela internet mensagem fake acerca de cuidados e um cenário ainda mais crítico para o coronavírus a partir de agora.
Embora o panorama seja preocupante, com o aumento do número de casos e de óbitos no Paraná, e que precisamos efetivamente manter as medidas de isolamento domiciliar e distanciamento social, o texto não é de autoria do secretário.
A mensagem inclusive, foi copiada de outras páginas e assinada por outras pessoas, bastando uma rápida pesquisa nas redes sociais.
É importante que a informação seja sempre consultada em canais oficiais, que asseguram assim a devida credibilidade.
A Sesa alerta para necessidade de maior atenção aos cuidados e cumprimento das orientações que ajudam na contenção da transmissão do vírus.
O Governo do Estado compreende e é sensível ao difícil momento vivido pelos paranaenses, mas reitera a perspectiva que atitudes colaborativas e de união, neste momento, vão nos ajudar a sair mais rapidamente da crise.”
Post Views: 29