Livro reúne 22 autores paranaenses para falar de gestão, liderança e tendências corporativas
Ambidestria, inteligência artificial, carreira, comunicação e marketing são alguns dos temas do livro “The Masters: Entre Dinossauros e Drones”.


Um grupo de 22 autores paranaenses está prestes a lançar um livro que promete oferecer uma visão abrangente sobre gestão, liderança e tendências corporativas. A obra, intitulada “The Masters: Entre Dinossauros e Drones”, é fruto das trocas de informações e experiências da comunidade de networking de Curitiba chamada “The Masters”.
A comunidade “The Masters” reúne professores, empreendedores, consultores, diretores de empresas e jornalistas, que se encontram regularmente para fortalecer vínculos e compartilhar conhecimentos. O livro é uma extensão dessa iniciativa, onde os autores, todos paranaenses e especialistas em diferentes áreas do ambiente corporativo, compartilham suas perspectivas sobre temas que vão desde ambidestria e inteligência artificial até governança, carreira, diversidade, inclusão, comunicação e marketing.
O lançamento do livro está programado para acontecer em um evento híbrido de pré-lançamento no dia 12 de setembro. As inscrições antecipadas podem ser realizadas neste link.
“Estudar, provocar, antecipar e desenhar o futuro que ainda não existe. A proposta pode parecer pretensiosa, mas este é o desafio deste projeto, a partir de uma lente com muitos olhares, plural, multifacetada e focada no futuro”, explica o coordenador de marketing do livro, que também é gestor de marketing, professor e palestrante, Alexandre Conte.
Drones e Dinossauros
Os coordenadores do projeto destacam que os “dinossauros” e “drones” são uma analogia às diferentes gerações e representam um cenário de ambiguidades, desafios e incertezas, mas também repleto de oportunidades. Alexandre Conte enfatiza que essa convergência é um reflexo da complexidade do mundo contemporâneo.
José Damigo Neto, consultor e conselheiro de empresas, explica que a ideia por trás do título do livro e de seu capítulo surgiu de sua experiência ao lidar com diversas gerações em um mesmo ambiente de trabalho. Ele observa que, inicialmente, isso pode gerar conflitos devido às diferentes crenças e perspectivas de cada geração. No entanto, ao longo do tempo, essas diferenças podem se transformar em uma valiosa combinação de pontos de vista, contribuindo para soluções mais abrangentes e criativas.
Segundo Damigo, nem a atual e nem as novas gerações têm as respostas definitivas para os problemas das empresas e, a melhor saída é combinar os pontos de vista. Sobre o futuro, o consultor recomenda o que chama de “estratégia antecipatória” (“foresight“), que é desenhar um cenário e futuro prováveis e, a partir desta visão, montar um planejamento estratégico.
Conteúdo multimídia
Ao final de cada capítulo do livro, o leitor será brindado por um conteúdo extra, multiplataforma. Um QR Code permitirá aos leitores acessar entrevistas em vídeo conduzidas pelos jornalistas de televisão Simone Hammes e Fernando Parracho. Além disso, o material será disponibilizado em formato de podcast no Spotify a partir do lançamento. Os leitores ainda terão uma extensão dessa jornada no site www.themasters.blog e no Instagram @themastersnetworking.
The Masters
O “The Masters” é um grupo de networking que surgiu de forma inusitada, pós-pandemia, e vem ganhando parceiros com propósitos e princípios semelhantes: busca e compartilhamento de informações e conhecimento. O grupo é adepto ao chamado “lifelong learning” – aprendizado amplo, ao longo da vida e em todos os ambientes.
Autores e temas
O livro terá mais de 200 páginas e será dividido em três grandes temas:
I – Mundo Novo – Empresas, pessoas e tendências na arena da gestão ambidestra
– Dinossauros e Drones: famílias empresárias em tempos de governança ambidestra – José Damigo Neto
– Inteligência Artificial (IA) na Gestão Ambidestra: Conectando IA com Negócios – Luiz Pinheiro e Kristian Capelini
– I.A., sim, mas I.N. também! – Herivelto Oliveira
– Conexão regenerativa: uma nova abordagem para novos tempos – Helena Merck
– Multicarreiras: polivalência que multiplicam valores – Alexandre Conte
– O drone de hoje é o dinossauro de ontem – José Manuel Catarino Barbosa
II – Competência Essencial – A missão do líder ambidestro e disruptivo
– Estratégias essenciais para o crescimento em Liderança – Maria Almeida
– Liderança: o encontro entre trabalho, ambidestria e poiesis – Roberta da Trindade
– Liderança feminina: mulheres à frente – Adriana Cordeiro
– Líder 7.0 e ambidestro num mundo disruptivo – José Nascimento
– Inteligência espiritual no mundo do trabalho – Adeildo Nascimento
III – Posicionamento de Marca – Desafios num mundo digital e ambidestro na era das IAs
– Marca Pessoal: Liderança de dentro pra fora – Dani Amorin e Karla Giacomet
– Branding & ESG: a era das marcas de impacto – Célia Linsingen
– Identidade institucional e a construção de reputação – Heliberton Cesca
– Branding em tempos de marketing digital e inteligências artificiais generativas – Joaquin Fernandez Presas e Patricia Piana Presas
– Gestão de crise: como as inteligências artificiais podem ser usadas para evitar arranhões em sua reputação – Filipi Oliveira
– Exposição e sanidade mental: comunicação saudável no mundo da extimidade – Thays Beleze
– Mindset de vendas: fácil entender, difícil de praticar. Será? – Aline Marty
– Viva o presente e construa o futuro – Jorge Luis Prado
Serviço
The Masters
Inscrições para o pré-lançamento do livro
(41) 98865-3232 (Alexandre Conte); (41) 99270-1011 (José Nascimento)