Um levantamento da Controladoria-Geral do Estado (CGE) aponta que o Paraná registrou 554 casos de “fura-fila” desde que iniciou a vacinação contra o coronavírus.
As denúncias são feitas de forma anônimapela internet ou pelo telefone e Whatsapp (41) 3883-4014. Após os registros, as informações são repassadas ao Ministério Público e à Secretaria de Estado da Saúde. O MP encaminha as denúncias para a Polícia Civil, que se encarrega da investigação. Até o fim de fevereiro, 471 situações foram enviadas ao Ministério Público.
O Governo do Paraná destacou que os denunciantes devem oferecer o máximo de informações sobre o caso, para auxiliar na investigação. São informações relevantes para a denúncia:
– Identificação da pessoa que foi vacinada irregularmente;
– Data, local e hora da vacinação;
– Quem aplicou a vacina;
– Se possível, anexar foto ou outro documento para comprovar a denúncia (os dados não são divulgados).
Duas denúncias em Rio Negro
Rio Negro recebeu recentemente duas denúncias através do site da controladoria. Em nota, a prefeitura afirmou que está à disposição da comunidade e dos órgãos competentes para quaisquer esclarecimentos; e destacou que o município mantém em seu Portal da Transparência, publicações com a relação de imunizados para consulta da população.