Presidência da Alesc se encaminha para dobradinha do MDB
Ao que tudo indica, Mauro de Nadal (MDB) deve se eleger novo presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.


Na próxima segunda-feira (1), deputados estaduais voltarão ao Plenário para eleger, ao que tudo indica, Mauro de Nadal (MDB) como novo presidente da Assembleia Legislativa de SC. A sessão não deverá ter a presença em plenário do atual comandante da Casa, Julio Garcia (PSD), que segue em prisão domiciliar.
Apoie nosso jornalismo. Assine o Riomafra Mix, clicando aqui.
Na semana passada, os deputados, em sessão extraordinária, revogaram o primeiro pedido de detenção decretado pela juíza federal substituta, Janaina Cassol Machado, no âmbito da Operação Alcatraz – que investiga irregularidades em contratos públicos e que teria a participação de Garcia.
No mesmo dia, a magistrada emitiu outra decretação de prisão preventiva, também no bojo da mesma investigação. Não houve desde então outra sessão corporativa que mudasse a situação jurídica do atual presidente da Casa.
Esta semana, a Mesa Diretora protocolou uma Reclamação no Supremo Tribunal Federal contra a juíza da 1ª Vara Federal da Capital. A alegação é de que, ao decretar as duas prisões, a magistrada desrespeitou decisões anteriores do próprio STF. O recurso está nas mãos do presidente do Supremo, ministro Luiz Fux.
Independentemente do recurso, o fato é que a eleição da Alesc se encaminha para vitória do MDB. Nadal é o franco favorito, mas não deve ficar os dois anos no cargo. Um arranjo interno dentro do MDB vai abrir espaço para que Moacir Sopelsa ocupe a cadeira em 2022.
Sopelsa, inclusive, esboçou partir para uma disputa interna, mas os caciques emedebistas entraram em ação e costuraram o acerto, não previsto no Regimento Interno, mas que será respeitado em acordo de cavalheiros – comum nos parlamentos. O fato é que a eleição é aberta e nominal. Fica a expectativa para ver como será encaminhada a sucessão de Garcia. Afinal, eleição é eleição.
Saúde
Boa a decisão tomada em conjunto entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e gestores municipais de priorizar a vacinação de todos os profissionais de saúde, incluindo os que atuam no Atendimento Pré-Hospital (APH) Móvel e aqueles que trabalham em coleta e diagnóstico laboratorial de Covid-19. A deliberação foi assinada pelo secretário de Estado da André Motta Ribeiro e pelo presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), Alexandre Fagundes.
Integração
A abertura de empresas em São José pode ficar mais ágil em breve. O prefeito Orvino Coelho de Ávila e o presidente da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), Gilson Lucas Bugs, trataram de uma parceria para integração dos sistemas e dados da Junta e da prefeitura. O encontro, que contou com a presença de técnicos do órgão estadual, foi intermediado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Marcelo Fett, que tem como uma das metas à frente da pasta, a melhoria do ambiente de negócios da quarta maior cidade de Santa Catarina. A iniciativa é uma das ações do plano de recuperação econômica que Fett está finalizando e irá apresentar em fevereiro.
FECAM
O Colegiado de Desenvolvimento Econômico da Fecam realizará reunião virtual nesta quinta-feira (28), das 10 às 11 horas, a primeira do ano com participações institucionais de representantes dos governos estadual e federal e entrega de diagnósticos socioeconômicos para as 295 prefeituras catarinenses. No espaço de apresentação de parceiros, o Sebrae/SC falará sobre o programa Cidade Empreendedora com informações sobre como pode ser executado nas prefeituras catarinenses.
Vagas em TI
O setor de tecnologia foi o que mais registrou aumento no número de vagas abertas ao longo de 2020. A GeekHunter, plataforma especializada na contratação de profissionais de tecnologia com sede em Florianópolis, observou um crescimento de 310% em novas oportunidades de trabalho desde o início do ano. Já as vagas preenchidas dobraram entre 2019 e 2020, o que vai na contramão dos dados sobre o desemprego no Brasil, que passa dos 14 milhões de pessoas. Os números mostram que o mercado de tecnologia está aquecido.