Cobrança de dívida motivou morte com golpe de espada; aponta Polícia Civil
Crime aconteceu na noite da Sexta-feira Santa, vitimando Maicon Gonçalves Cordeiro.


A Divisão de Investigação Criminal (DIC) da Polícia Civil de Mafra concluiu o inquérito que apurou a morte de Maicon Gonçalves Cordeiro, de 33 anos, ocorrida na noite de 18 de abril, Sexta-feira Santa.
O crime aconteceu por volta das 23h15, na rua Benemérito Miguel Zatesko, na Vila Nova. Quando o Corpo de Bombeiros foi acionado, a vítima já estava em óbito, com perfurações no tórax e no braço esquerdo.
Segundo as investigações, Maicon foi atingido por golpes de espada após uma discussão envolvendo a cobrança de uma dívida e ameaças. “Ele teria ido até a casa do autor do crime, acompanhado de um amigo, para cobrar um valor relacionado à venda de um veículo. No local, houve desentendimento, e a vítima teria arremessado pedras contra a residência, além de ameaçar o morador e sua família”, apurou a investigação.
Diante da situação, o autor do crime – um homem de 31 anos, natural do Paraná e com passagens por ameaça e posse de drogas – pegou uma espada e perseguiu Maicon pela rua até o atingir com um golpe fatal.
Testemunhas ouvidas pela DIC confirmaram o ambiente de tensão. Uma delas relatou que a vítima ameaçou estuprar a esposa do autor e matar os filhos, o que teria motivado a reação extrema. Também foi levantada a suspeita de que um dos acompanhantes da vítima estivesse armado, mas essa versão não foi confirmada pelos policiais militares que atenderam a ocorrência.
Durante as diligências, a Polícia Civil cumpriu mandado de busca na casa do amigo de Maicon, onde foram encontradas munições. Ele foi preso em flagrante por posse irregular.
Apesar das alegações de provocação, a DIC concluiu que a conduta do autor foi desproporcional e dolosa, configurando homicídio consumado.
O inquérito foi encaminhado ao Ministério Público, que agora irá analisar o material reunido e decidir sobre o oferecimento de denúncia.
Com informações da Polícia Civil.